Semana de Direitos Humanos foca em Misoginia, sexualidade e gênero e preconceito racial
23. maio 2018 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Câmpus São Miguel do Oeste, EventosO Câmpus São Miguel do Oeste realiza até 25 de maio a Semana de Direitos Humanos. O evento oferece oficinas, mesas-redondas, palestras e é destinado à comunidade interna do câmpus (alunos e servidores). As temáticas foram definidas com base numa consulta realizada junto a aproximadamente 400 estudantes dos cursos técnicos integrados e superiores ofertados pelo câmpus, e as que receberam a maior votação foram “Misoginia, sexualidade e gênero” e “Preconceito racial”.
O professor Valdir Eidt, integrante da Comissão Organizadora, ressalta que a discussão e o debate sobre direitos humanos sempre é necessária e é ainda mais urgente numa época em que “predomina a intolerância, aumenta a adesão ao segregacionismo racial e cultural e proliferam discursos de ódio contra minorias racias e sexuais”. Além disso, é importante aproveitar o fato de que as novas gerações estão abertas a esse tipo de debate e “sentem a necessidade de discutir questões de gênero, orientação sexual e discriminação racial e podem contribuir para a consolidação de uma mentalidade mais aberta, tolerante e flexível, compatível com as prerrogativas próprias dos direitos humanos”, afirma Valdir.
O evento é organizado pela comissão local do Pacto Universitário pela promoção do respeito à diversidade, da cultura de paz e dos direitos humanos do câmpus.
Confira a programação:
Por Coordenadoria de Jornalismo