Consup conclui revisão do Regimento Didático Pedagógico (RDP)
27. junho 2018 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Matérias, ReitoriaO Conselho Superior do IFSC (Consup) realizou sua 53ª Reunião Ordinária nesta segunda-feira (25), no auditório da Reitoria. Entre os assuntos da pauta, esteve a conclusão da apreciação da proposta de alteração do Regulamento Didático Pedagógico (RDP) do IFSC.
Segundo o pró-reitor de Ensino, Luiz Otávio Cabral, os ajustes foram feitos devido à implantação do novo sistema acadêmico (Sigaa – Acadêmico) e pelas dificuldades de aplicação apontadas pelos chefes dos Departamentos de Ensino em levantamento realizado pela Proen em 2015.
As alterações no RDP foram propostas pelo Colegiado e Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). A tramitação no Consup iniciou-se em dezembro de 2017 e, com a conclusão das apreciações, o novo documento deverá ser publicado no prazo de um mês.
Cabral explica que todos os processos descritos no RDP podem ser operacionalizados no Sigaa-Acadêmico. Segundo o pró-reitor, “o RDP orientou a customização do Sistema Acadêmico, e não ao contrário. O que fizemos agora foram os ajustes e mudanças de algumas regras”.
As principais mudanças implementadas foram:
- A opção de obrigatoriedade de estágio pra cursos técnicos, de acordo com a definição do Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Anteriormente, não havia previsão de obrigatoriedade de estágio;
- A definição da carga horária dos cursos será a carga horária mínima preconizada pelo catálogo do Ministério da Educação (MEC), mais 10% de unidades curriculares, mais trabalho de conclusão de curso e estágio, quando obrigatórios. Atualmente, a carga horária é definida pela soma da carga horária mínima mais 25% que correspondem a unidades curriculares, TCC e estágio. “A intenção é fazer com que o currículo de aula esteja mais próximo da carga horária mínima regulamentada”, explica Cabral;
- Processos que necessitam de tramitação a partir de documentos físicos foram atualizados por funcionalidades do Sigaa-Acadêmico e terão tramitação apenas online.
Também foi definido novo prazo de um ano para que todos os cursos façam a adequação do PPC ao novo RDP. Cabral alerta que os cursos que não fizerem a adequação poderão ter dificuldades no funcionamento no novo sistema.
Outro ponto relativo ao RDP debatido pelo Consup foi a determinação de duração mínima de três anos para os cursos superiores para que estejam de acordo com normas de outros países, como os do Mercosul. Os conselheiros não acataram a inclusão dessa regra no RDP e decidiram que ela será definida por Nota Técnica emitida pelo Cepe e que será revisada com a indicação de que os cursos devem ter “preferencialmente” a duração mínima de três anos.
Intervenção artística
Antes da reunião, os conselheiros puderam apreciar a intervenção artística conjunta do grupo de teatro do Câmpus Palhoça Bilíngue e Grupo Maracatu Tamboritá.
O grupo de teatro existe há dois anos no Câmpus Palhoça Bilíngue, enquanto que o Tamboritá já completou 14 anos. Segundo as professoras Adriana Somacal do IFSC e Milene Hada do Maracatu, a parceria permite chamar atenção das pessoas para temáticas importantes, como a violência contra a mulher, orgulho LGBT, entre outros.
A agenda de apresentações para o segundo semestre de 2018 já está sendo trabalhada pelos grupos parceiros. Para participar do Tamboritá, basta acessar o grupo nas redes sociais, Facebook e Instagram, para obter informações sobre ensaios e encontros. Para compor o grupo de teatro, é preciso fazer a inscrição no curso de qualificação profissional do Câmpus Palhoça Bilíngue.
Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC
Necessitamos rever no RDP quanto ao redução do prazo para cancelamento de disciplinas (cursos por disciplina), pois no início do semestre prevemos uma grande demanda de recursos (laboratórios, turma dividida, materiais, etc…), porém faltando até um mês para concluir o semestre, o aluno vendo que não obterá aprovação solicita o cancelamento da disciplina, mascarando dessa forma todos os recursos já consumidos durante o semestre naquela disciplina. Por exemplo, turmas que começam com 20 alunos em laboratório e concluem apenas 12 alunos, dentre os quais a maioria solicitou cancelamento da disciplina.