Tutorial ajuda professores a usar o Sigaa
29. junho 2018 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Gestão de Pessoas, MatériasPara ajudar os professores a fazer o encerramento do semestre no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), cujo prazo vai até 10 de julho, foi criado um tutorial dentro do curso de capacitação em Portal do Docente que está disponível no Moodle. O tutorial tem duas versões e traz o passo de como fazer as ações de publicar o plano de ensino, lançar notas e faltas e entregar o diário de classe no Registro Acadêmico. Essas ações são necessárias para que posteriormente os estudantes possam fazer sua rematrícula.
A publicação do tutorial é mais uma ação de capacitação para professores voltada ao uso do Portal do Docente dentro do Sigaa. No link do curso virtual, há diversos materiais para facilitar a aprendizagem, como o próprio tutorial e webconferências já realizadas. O acesso à capacitação está aberto a servidores do IFSC pelo ambiente virtual Moodle. É necessário colocar o login e senha de acesso aos serviços institucionais (e-mail, intranet, SIG etc.) para visualizar os conteúdos.
A capacitação está disponível desde o segundo semestre do ano passado e já a fizeram online cerca de 600 professores. Além das turmas virtuais, também foram organizadas capacitações presenciais nos câmpus pelos articuladores locais do Sigaa, designados pelas direções-gerais. A última foi na quinta-feira (28) no Câmpus Florianópolis, da qual participaram cerca de 30 servidores.
A lista de articuladores, que podem ser acionados em caso de dúvidas, está disponível aqui. O e-mail academico.sigaa@ifsc.edu.br também pode ser usado para tirar dúvidas.
Edição de perfis
Até o momento, cerca de 97% dos professores do IFSC já acessaram o Sigaa pelo menos uma vez. “É um número animador. Mostra que o sistema está andando”, diz a técnica em assuntos educacionais Maria da Glória Silva e Silva, da Pró-Reitoria de Ensino (Proen). No sistema, uma das ações que o docente pode fazer é editar seu perfil.
As informações do perfil do professor no Sigaa são públicas e podem incluir informações de contato, sobre sua formação acadêmica e projetos no qual está envolvido. “É para as pessoas procurarem informações com fins acadêmicos”, explica Maria da Glória.
A edição pode ser feita em um botão no lado superior direito do Portal do Docente, que é acessado como um dos módulos do Sigaa assim que o servidor fizer o login no sistema.
Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC