Prodin reúne representantes dos câmpus para elaboração do PDI 2020-2024

17. agosto 2018 | Escrito por | Categoria: Gestão, Matérias

apoiadores_PDI_1Apoiadores técnicos do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2020-2024 de todos os câmpus do IFSC reuniram-se na última quinta-feira, 16 de agosto, com servidores da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin) para dar início ao processo de elaboração do novo documento que estabelece as estratégias da instituição para um período de cinco anos. Os apoiadores técnicos são profissionais de gestão que vão atuar na qualificação do processo de planejamento estratégico, envolvendo os câmpus. O encontro aconteceu durante todo o dia no Câmpus Florianópolis-Continente.

O grupo de apoiadores técnicos foi formado a partir de uma busca por servidores com atuação profissional, formação ou pesquisa em planejamento, estratégia ou processos, entre outros temas importantes ao PDI, por meio do sistema Stela Experta – que capta as informações diretamente no currículo Lattes. De acordo com o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Andrei Cavalheiro, constituir o grupo dessa forma deve permitir um aprimoramento do processo: “A ideia é enriquecer a construção de soluções metodológicas para várias das etapas de elaboração do novo PDI e dar mais capilaridade ao trabalho conduzido pela Diretoria de Gestão do Conhecimento dentro desse grande processo institucional”, sintetiza. Ele acrescenta que, a partir da primeira triagem, foi encaminhada uma lista de nomes aos diretores-gerais, solicitando a indicação dos representantes de seus câmpus que estivessem ou não na lista, mas que respondessem ao perfil desejado e tivessem disponibilidade para atuar no processo.

apoiadores_PDI_2Após uma revisão sobre as bases legais do PDI e o histórico de elaboração desses documentos no IFSC, os apoiadores acordaram as bases da metodologia da primeira etapa do processo de elaboração do novo Plano, que será a Análise Ambiental – que busca, em linhas gerais, entender o contexto em que o IFSC e os câmpus estão inseridos. Essa etapa terá o objetivo de embasar a revisão do Planejamento Estratégico – capítulo 3 do PDI 2015-2019, em vigência – mas também terá desdobramentos em outras etapas do processo, como explica o pró-reitor. A revisão deverá considerar: os objetivos estratégicos já alcançados ou que precisem de alteração devido a mudança de conjuntura; o alinhamento com a Cadeia de Valor do IFSC; a necessidade de repactuação de metas; a otimização do número, descrição e modelagem dos indicadores estratégicos.

O próximo encontro dos apoiadores técnicos do PDI será a distância, via webconferência agendada para 28 de agosto, quando serão discutidas a metodologia de trabalho e a agenda. O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é um documento obrigatório em toda instituição de ensino superior e deve apresentar as estratégias que serão adotadas num prazo de cinco anos, para o cumprimento de metas e objetivos. Para consultar o PDI 2015-2019, clique aqui.

Tags:

Os comenários não estão permitidos.