Professores devem lançar frequência dos alunos no Sigaa

2. setembro 2018 | Escrito por | Categoria: Gestão de Pessoas, Matérias, Notas

O semestre letivo completou mais de um mês e, por isso, é importante que professores estejam atentos à publicação da frequência dos estudantes no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). O registro deve ser feito a cada aula, conforme artigo 17, parágrafo 1º do Regulamento Didático-Pedagógico (RDP) do IFSC.

Além de cumprir o regimento interno, ao fazer essa atualização constante, o professor ajuda o IFSC na gestão e extração de indicadores e dados confiáveis do sistema e no acompanhamento de estudantes. As informações fornecidas ajudam, por exemplo, a identificar alunos evadidos ou com muitas faltas, a extrair dados confiáveis para relatórios gerenciais e censos do Ministério da Educação e a fazer o acompanhamento dos alunos pela Coordenadoria Pedagógica, entre outras ações.

No final de junho, a Pró-Reitoria de Ensino lançou um tutorial dentro do ambiente virtual Moodle para ajudar os professores a operar o Portal do Docente dentro do Sigaa.  O primeiro passo é ir até o sistema e fazer o login com o mesmo usuário e senha de acesso ao webmail e outros sistemas institucionais. Se o servidor não conseguir logar, deve procurar a Coordenadoria de Gestão de Pessoas (CGP) de seu câmpus.

Já dentro do sistema, o professor deve acessar o “Portal do Docente” e procurar a turma cujas informações deseja preencher. Ao entrar no link da turma, abre-se um menu à esquerda com vários itens. No item “Alunos” deve ser colocada a frequência, em forma de “chamada” ou de planilha.

Os docentes que tiverem dificuldade em usar o sistema podem procurar o articulador docente de seu câmpus, responsável local pela capacitação no sistema. A lista com os contatos dos articuladores está disponível no Moodle.

Confira vídeo com mais informações sobre o Sigaa.

Veja notícia com imagens de onde lançar a frequência dos estudantes.

Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC