IFSC vai apresentar 13 experiências exitosas na Reditec 2018

6. setembro 2018 | Escrito por | Categoria: Eventos, Gestão, Matérias

O IFSC teve 13 experiências exitosas selecionadas para serem apresentadas na 42ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec), que será organizada e sediada pelo Instituto Federal Fluminense (IFF), de 10 a 14 de setembro, em Búzios (RJ). O evento é promovido pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) e reúne aproximadamente 1,1 mil gestores da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) do Brasil e de diversos países.

As experiências selecionadas dizem respeito a iniciativas ligadas a ensino, pesquisa, extensão, gestão e sustentabilidade desenvolvidas na Reitoria e em câmpus. Um dos projetos é o “Matrícula ‘Papel Zero’ no IFSC: sustentabilidade e desburocratização”, que apresenta apresenta o resultado da eliminação do papel na entrega de documentos originais ou cópias autenticadas nas matrículas dos cursos FIC, especializações e mestrado do Centro de Referência em Formação e Educação a Distância (Cerfead). A estimativa é que tenham sido deixadas de ser utilizadas mais de 5 mil folhas de papel ao ano, além de ter sido dispensado o arquivamento físico de documentos na instituição.

O processo coletivo de elaboração da Política de Sustentabilidade do IFSC englobando os aspectos ambientais, econômicos e sociais na gestão, ensino, pesquisa e extensão também será apresentado na Reditec, na experiência “Política de Sustentabilidade do IFSC: ensino, pesquisa, extensão e gestão sustentáveis”. O diferencial da política – inédito após pesquisas nas instituições federais de ensino brasileiras – é o fato de trazer além de diretrizes gerais, indicar práticas exitosas já adotadas no IFSC há alguns anos e indicar outros processos e procedimentos mais específicos em cada área, propiciando assim sua aplicação mais imediata e efetiva.

Uma das iniciativas de câmpus selecionadas foi “A entrevista de acolhimento e o contrato de trabalho pedagógico como uma possibilidade frente à evasão escolar em um curso superior de tecnologia”, que apresenta os resultados de experiência adotada no primeiro semestre do curso superior de tecnologia em Mecatrônica Industrial do Câmpus Florianópolis, com os alunos recém-chegados. Os índices de evasão no curso, ao longo de três anos, diminuíram de 51,2% para 13,9%, correspondendo ao período em que a experiência foi implementada.

Confira abaixo as experiências do IFSC selecionados para a Reditec 2018. Mais informações no site do evento.

Experiência: “Uma ferramenta de planejamento tático”
Apresentador: Andrei Zwetsch Cavalheiro

Experiência: “Atualização de regimentos dos câmpus”
Apresentador: Cedenir Buzanelo Spillere

Experiência: “Matrícula ‘Papel Zero’ no IFSC: sustentabilidade e desburocratização”
Apresentador: Érico de Avila Madruga

Experiência: “Regionalização de capacitação nacional em eficiência energética em edificações “
Apresentador: Marcelo Bento Terres
obs.: experiência conjunta IFSC/IFPR/IFSul-riograndense/ GIZ

Experiência: “Incentivo ao desenvolvimento e compartilhamento de práticas inovadoras – Prêmio IFSC de Inovação”
Apresentador: Orlando Rogério Campanini

Experiência: “Pesquisa como princípio educativo: um programa para inserção de estudantes em vulnerabilidade social do IFSC no mundo da investigação científica”
Apresentação: Clodoaldo Machado

Experiência: “Webprática – experimentação de recursos educacionais nas interações síncronas em cursos EaD”
Apresentação: Carlos Alberto da Silva Mello

Experiência: “Editais de seleção para apoio à produção de unidades curriculares sem fomento: mecanismos de institucionalização da EaD no IFSC”
Apresentador: Luís Henrique Lindner

Experiência: “Programa de integração da pesquisa e extensão ao ensino no Câmpus Florianópolis”
Apresentador: Clovis Antonio Petry

Experiência: “A experiência de curricularização da extensão nos cursos superiores de tecnologia do IFSC – Câmpus Gaspar: um case de sucesso”
Apresentadora: Ana Paula Kuczmynda da Silveira

Experiência: “Política de Sustentabilidade do IFSC: ensino, pesquisa, extensão e gestão sustentáveis”
Apresentador: Érico de Avila Madruga

Experiência: “A entrevista de acolhimento e o contrato de trabalho pedagógico como uma possibilidade frente à evasão escolar em um curso superior de tecnologia”
Apresentadora: Sandra Lopes Guimarães

Experiência: “Edital de apoio a busca ativa de público Proeja e reconhecimento de saberes no IFSC”
Apresentador: Orlando Rogério Campanini

Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC, com informações da organização da Reditec 2018

Os comenários não estão permitidos.