IFSC elabora documento para orientar atualização dos regimentos internos dos câmpus
11. outubro 2018 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São Carlos, Câmpus São José, Câmpus São Lourenço do Oeste, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Tubarão, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, MatériasO IFSC elaborou um documento de base para orientar a atualização dos regimentos internos dos câmpus, processo iniciado em 2016. Disponível no site de regimentos do IFSC, o documento contém informações sobre a estrutura, a organização e as competências das áreas de cada câmpus.
A ideia de trabalhar com um documento de referência, a “minuta padrão”, surgiu a partir da percepção de que os câmpus estavam definindo atribuições diferentes a setores que, na prática, desempenhavam a mesma função.
Foi aí que áreas técnicas da instituição reuniram as principais competências de cada coordenadoria, departamento e diretoria dos câmpus no documento, que foi aprovado pelo colégio de dirigentes.
Presidida pelo servidor da reitoria Cedenir Buzanelo Spillere, a comissão central iniciou o processo elaborando a minuta padrão. Depois de aprovado pelo Colégio de Dirigentes, as comissões locais dos câmpus usaram esse documento como base para elaborar suas propostas de regimento interno. A partir da discussão da proposta entre a comissão central e local, cada câmpus convocou uma assembleia geral para apresentá-la.
Após aprovação na assembleia, o colegiado do câmpus formaliza a aprovação por meio de resolução. Em seguida, a comissão central encaminha a resolução e a minuta para apreciação no Conselho Superior, que é o órgão máximo deliberativo do IFSC. Então, o Consup analisa e emite a resolução que aprova o regimento.
A experiência foi selecionada para apresentação na 42ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec), que aconteceu em setembro em Búzios (RJ), no
Instituto Federal Fluminense (IFF).
O evento é promovido pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC).
O resultado deste processo até o momento são regimentos aprovados em 17 campi e outros cinco em andamento.
Por Isadora Vicente | Estagiária de Jornalismo