IFSC apresenta elaboração de cadeia de valor em evento sobre gerenciamento de processos de negócio

23. novembro 2018 | Escrito por | Categoria: Matérias, Reitoria

cadeia de valorO Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) participou da 111ª edição do BPM Day, realizada nesta quinta-feira (22), no Tribunal de Contas do Estado, em Florianópolis, Santa Catarina, com a apresentação de um case, feita pela servidora Deizi Paula Giusti Consoni.

Gratuito, o evento reuniu mais de cem interessados em gerenciamento de processos de negócio para discutir o tema e apresentar palestras e casos práticos de implementação em organizações públicas e privadas.

Atualmente coordenadora de Processos e Documentos da instituição, Deizi apresentou o trabalho “A elaboração da cadeia de valor do IFSC”, uma ferramenta de gestão estratégica essencial para a implantação da gestão por processos, que apresenta tanto os macroprocessos desempenhados pela organização quanto o valor que a instituição entrega para a sociedade.

“Fizemos a apresentação em trinta minutos e depois foi aberto um espaço para questionamentos. Muitas pessoas estavam interessadas, querendo entender mais sobre o gerenciamento de processos no IFSC e sobre a realização do trabalho, os desafios e as próximas etapas. Foi bem legal”, contou Deizi.

Instrumento pode ser usado como referência

A cadeia de valor é um instrumento básico da Gestão por Processos, uma representação lógica dos diversos processos do IFSC e pode ser usada como referência para elementos de gestão de riscos, orçamento, documental, auditoria, planejamento, tecnologia da informação e comunicação, avaliação de desempenho e gestão de pessoas. A ferramenta foi instituída pela Portaria 08/2018.

Conforme explica um vídeo produzido pelo IFSC TV, macroprocessos são grandes conjuntos de atividades pelos quais o IFSC cumpre a sua missão. São três as categorias: podem ser gerenciais, que têm como exemplos gestão da governança e gestão estratégica, finalísticos, como o desenvolvimento e aprovação de um curso ou a realização de pesquisa e produção de conhecimento, e também de suporte, que incluem gestão de pessoas e orçamentária e financeira.

Setores trabalharam em conjunto

A elaboração da Cadeia de Valor do IFSC foi realizada entre abril e agosto de 2017, pela Coordenadoria de Processos e Documentos, setor vinculado à Diretoria de Gestão do Conhecimento da Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional, em conjunto com a reitora, a diretora-executiva e pró-reitores, diretores e chefes de departamento.

O trabalho já foi apresentado em outras ocasiões como, por exemplo, no Colégio de Dirigentes (Codir) para gestores dos câmpus. Uma das apresentações ocorreu em fevereiro de 2018, na Reitoria do IFSC, para um grupo de servidores de outras instituições públicas e interessados no tema gestão por processos. O IFSC publicou uma matéria sobre a apresentação.

 

Por Isadora Vicente | Estagiária de Jornalismo do IFSC

Tags: , ,

Os comenários não estão permitidos.