Projeto apresenta benefícios da biblioterapia
5. dezembro 2018 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Gestão de Pessoas, ReitoriaNa manhã de quarta-feira (5), a Comissão Interna de Saúde do Servidor Público lançou o projeto Casa dos Livros, no hall da Reitoria. A iniciativa que tem como objetivo incentivar o hábito da leitura, bem como a troca e o empréstimo de livros, visa ainda melhorar a qualidade de vida no trabalho do servidor.
O lançamento do projeto aconteceu com uma Roda de Conversa, protagonizada pelos servidores e pela jornalista e pesquisadora Carla Sousa, que apresentou os benefícios que a leitura traz: a biblioterapia. A modalidade do cuidado com o ser humano através do consumo de estórias literárias faz uso das metáforas e das identificações de sentimentos e situações, de forma a contribuir com o desenvolvimento de cada um. “O livro é uma cápsula de medicamento, que através de metáforas da literatura, presta o cuidado e o zelo”, ressalta Carla.
Segundo a jornalista, ler livros provocam a catarse e a introspecção. “Catarse porque após a descarga emocional tem-se a sensação de alívio; e introspecção, porque durante a leitura começamos um diálogo consigo mesmo.
O projeto, que está recebendo doações de obras literárias, já está com acervo disponível para leitura no hall da Reitoria. Os livros podem ser entregues para Karoline Nazário, Flávia Stela Amorim e Sandra Guimarães.
Mais informações podem ser obtidas através do e-mail cissp.rei@ifsc.edu.br.
Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC