Conselho Editorial aprova minuta da Política Editorial para Publicações Técnico-Científicas

21. março 2019 | Escrito por | Categoria: Matérias, Reitoria

conselho_editorial_reuniao_1Em sua primeira reunião, realizada em 15 de março, o novo Conselho Editorial do IFSC aprovou a minuta da Política Editorial para Publicações Técnico-Científicas do IFSC. A medida integra uma série de ações que visam reorganizar o trabalho de publicação de livros e periódicos científicos na instituição, e que serão desenvolvidas a partir do início efetivo do trabalho do Conselho Editorial.

A Política Editorial será o documento norteador das ações do Conselho Editorial, órgão sistêmico que assumirá a responsabilidade pela promoção da publicação e divulgação de livros e periódicos do IFSC. O Conselho é composto por servidores docentes e técnico-administrativos selecionados por meio de chamada pública de interesse, representantes das áreas de Pesquisa e de Extensão, e também por membros natos nomeados entre as áreas técnicas da Reitoria (veja abaixo). Paralelamente ao encaminhamento da minuta da Política, a equipe vai começar a planejar o lançamento de edital para seleção de e-books para publicação pelo IFSC, a revitalização do Portal de Periódicos e o fortalecimento dos periódicos em produção pela instituição.

O Conselho Editorial foi nomeado no final de 2018 por meio de portaria da reitora e formado a partir de chamada de interesse lançada em conjunto pelas pró-reitorias de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propppi) e de Extensão e Relações Externas (Proex). Ação integrada das duas pró-reitorias já havia envolvido servidores de ambas no grupo de trabalho que elaborou diagnóstico sobre a situação das publicações institucionais. O GT observou que havia grande demanda por publicações, o que era inviabilizado pela ausência de estrutura institucional específica para esse trabalho.

conselho_editorial_equipeFormou-se então, a partir do GT, a Comissão de Reestruturação das Publicações do IFSC, que trabalhou na formulação da chamada de interesse e na pré-minuta da Política Editorial. “Para construir o texto, usamos como base documentos institucionais, consultamos o regulamento de estruturas editoriais de outros institutos e universidades e também buscamos contemplar as peculiaridades e necessidades da nossa instituição”, descreve a jornalista Ana Paula Lückman, da Diretoria de Comunicação, articuladora da comissão. Após a conclusão da proposta final para o texto, com a discussão em grupo e as inclusões das contribuições dos conselheiros, o texto será preparado para seguir os trâmites institucionais rumo aos conselhos que devem analisá-lo (Cepe e Consup).

O início das atividades do Conselho Editorial do IFSC representa um passo fundamental para a qualificação das publicações técnico-científicas da instituição, na avaliação do pró-reitor da Proppi, Clodoaldo Machado. “O grupo qualificado e diversificado que se formou já demonstrou, a partir das discussões realizadas nessa primeira reunião, o quanto podemos e vamos avançar com nossos periódicos e livros. Mas acima disso, o Conselho poderá também contribuir muito para reorganizar e qualificar todas as produções acadêmicas do IFSC”, considera.

A importância das publicações para a visibilidade institucional é lembrada pelo pró-reitor de Extensão e Relações Externas, André Dala Possa, ao avaliar o potencial do trabalho iniciado pelo Conselho Editorial. “A editoração de publicações vinha sendo operada de forma desordenada e sem uma diretriz clara da Reitoria. Por consequência, muitas experiências e resultados não eram socializados ou fazíamos a divulgação sem aproveitamento estratégico para os indicadores institucionais”, analisa. “Esse conselho representa uma retomada que viabilizará a reorganização da área e conduzirá o IFSC a melhores indicadores de publicações e mais presença de marca”, salienta André.

Conselho Editorial do IFSC
Portaria n. 3.297 de 26/11/2018

Selecionados via chamada pública de interesse:
Patrícia Fernanda Dorow – Câmpus Florianópolis (Presidente)
Lígia Wilhelms Eras – Câmpus Xanxerê
Sérgio Luciano Avila – Câmpus Florianópolis