Publicado edital para publicação de e-books de servidores do IFSC

15. maio 2019 | Escrito por | Categoria: Oportunidades

Estão abertas até 16 de junho as inscrições para o Edital nº 15/2019, lançado pelo Conselho Editorial do IFSC, para produção de até dez e-books de autoria de servidores do IFSC. Podem submeter proposta servidores da ativa ou aposentados cujas obras contemplem temas relacionados aos eixos tecnológicos de atuação da instituição e que sejam resultado de atividades desenvolvidas no IFSC, mesmo que em parceria com outros órgãos ou entidades.

Para a inscrição, os proponentes devem fazer o encaminhamento dos arquivos em formatação simples, conforme definido no edital, por meio do formulário on-line. Os originais serão submetidos à avaliação de pareceristas ad hoc e a validação dos dez contemplados será divulgada pelo Conselho Editorial do IFSC até novembro deste ano, de acordo com o cronograma previsto. As obras passarão por processo de produção editorial, a cargo da equipe técnica da Diretoria de Comunicação (Dircom), o que envolve edição, revisão, diagramação e publicação do e-book em acesso livre no Portal do IFSC.

O edital está publicado na Intranet do IFSC, na aba Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação -> Editais -> Editais 2019. Na mesma página encontra-se o link para o formulário on-line por onde devem ser encaminhadas as inscrições. Em caso de dúvidas, os interessados podem enviar e-mail para proppi@ifsc.edu.br.

Produção intelectual

O lançamento do edital de e-books é a primeira ação do Conselho Editorial do IFSC, órgão de assessoramento às pró-reitorias de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) e de Extensão e Relações Externas (Proex) que foi constituído por portaria da reitora no final de 2018 e está em processo de formalização nos colegiados do IFSC com a tramitação da Política Editorial de Publicações Técnico-Científicas – já aprovada no Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) no último dia 8 de maio e agora em trâmite para o Conselho Superior (Consup).

“Havia uma grande expectativa pela retomada das publicações de livros e o lançamento do edital é o primeiro passo rumo ao processo de qualificação e divulgação da comunicação científica do IFSC”, comenta a presidente do Conselho Editorial do IFSC, Patrícia Fernanda Dorow. Outras ações que estão sendo preparadas pelo Conselho são a normatização para a validação de livros de interesse institucional – ou seja, atribuição de ISBN do IFSC a livros encaminhados já diagramados para apreciação; fortalecimento dos periódicos científicos institucionais; e a normatização para a proposição de novos periódicos.

Por Coordenadoria de Jornalismo

Tags: ,