Câmpus começam implantação de novos sites na internet

5. julho 2019 | Escrito por | Categoria: Matérias
Treinamento com servidores do Oeste no Câmpus Chapecó.

Treinamento com servidores do Oeste no Câmpus Chapecó.

Os câmpus do IFSC já estão implantando seus novos sites da internet. O primeiro câmpus a ter seu novo site publicado, no mesmo modelo do portal do IFSC, foi o Câmpus Florianópolis – Continente, em setembro de 2018. Depois foi a vez dos câmpus Garopaba e São José.

Os demais câmpus que receberam o treinamento presencial da Diretoria de Comunicação e devem lançar o novo site em breve são: Joinville, Jaraguá do Sul (os dois câmpus terão um site em conjunto), Criciúma, Araranguá, Tubarão, Chapecó, Xanxerê, São Miguel do Oeste, São Carlos, São Lourenço do Oeste, Lages e Urupema. O objetivo é implantar todos os sites de câmpus até o fim do ano.

Os novos sites dos câmpus estão sendo criados na plataforma Liferay, a mesma utilizada pelo portal do IFSC. A metodologia consiste em uma reunião inicial com os responsáveis pelo site em cada câmpus, por webconferência. Na sequência, os responsáveis enviam à Dircom a lista de páginas do câmpus a serem criadas. Após a criação do site na plataforma, as servidoras da Dircom, Carla Algeri e Geisa Golin Albano vão até o câmpus para realizar o treinamento presencial com os servidores.

Com os novos sites, a publicação de conteúdos dos câmpus foi padronizada, com menus e conteúdos semelhantes, levando em consideração as especificidades de cada local. A publicação e atualização de conteúdos também está mais ágil e simplificada. A ideia é que cada setor publique as próprias informações, não necessitando ter um único servidor no câmpus responsável pela tarefa.

Para auxiliar os publicadores de conteúdo, a Dircom publicou na intranet o Manual de Publicação de Conteúdo, com orientações sobre o funcionamento do Liferay. Também publicou o Manual de Boas Práticas de Acessibilidade para Sites do IFSC, com dicas sobre como tornar o site acessível para pessoas com deficiência, como surdos e cegos, e como gerar PDFs e outros documentos acessíveis. Para facilitar a atualização do Guia de Cursos, está disponível o Manual para Coordenadores de Curso.

Dúvidas e sugestões sobre o novo site podem ser enviadas para os e-mails jornalismo@ifsc.edu.br ou programacaovisual@ifsc.edu.br.

Por Coordenadoria de Jornalismo

Tags: , , ,

Os comenários não estão permitidos.