Aberto edital de compartilhamento de práticas educacionais inclusivas

8. julho 2019 | Escrito por | Categoria: Matérias

Estão abertas até o dia 29 de julho as inscrições para o Edital Proen Nº 002/2019 compartilhamento de práticas educacionais inclusivas. O objetivo é incentivar o desenvolvimento, o registro e o compartilhamento de práticas educacionais inclusivas realizadas pelos servidores nos câmpus do IFSC a fim de valorizar, sistematizar e estimular tais ações no âmbito da educação profissional.

Entende-se como sendo uma prática educacional inclusiva aquela que leva em consideração todas as especificidades e singularidades dos estudantes como sujeitos ativos no processo de aprendizagem. Serão consideradas experiências inclusivas aquelas voltadas para o empoderamento de todos os estudantes que possam sofrer exclusão devido às suas singularidades: questões fenotípicas, cognitivas, culturais, étnicas, de gênero, religião, convicções políticas, condição social, nacionalidades, deficiências, ou qualquer outra característica que compõe o ser humano.

A inscrição da prática educacional inclusiva deverá ser realizada pelo servidor líder da ação, podendo ser inscrita individualmente ou em equipe com até 10 integrantes. Os demais membros da equipe serão cadastrados como integrantes da equipe executora da prática. Cada servidor ou equipe executora pode estar vinculado a mais de uma iniciativa inscrita neste edital.

A premiação será feita individualmente e pelo câmpus no qual o servidor está vinculado. Os três câmpus com maior número de práticas cadastradas e validadas receberão R$ 2.000,00 para ser utilizado obrigatoriamente para a realização de ações dos NAEDs. Além disso, os três câmpus também participarão de documentário produzido pela IFSCTV ao longo do segundo semestre de 2019 para valorização e estímulo a abordagem inclusiva na educação.

Já individualmente, os servidores poderão compor um e-book de práticas educacionais inclusivas no IFSC a ser editorado pelo Comitê Gestor, além de receberem certificados individuais de premiação.

Para realizar sua inscrição, é necessário preencher o formulário eletrônico da plataforma de educação inclusiva.

 

Por Rodrigo Moizéis | Estagiário de Jornalismo

Tags: , ,

Os comenários não estão permitidos.