Encontro discute exigências legais para contratação de serviços perigosos
18. setembro 2019 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Gestão, MatériasNa terça-feira, 17 de setembro, aconteceu no durante todo o dia no auditório da Reitoria o encontro Comissões Internas de Saúde do Servidor Público (Cissps), organizado pela Coordenadoria de Atenção à Saúde do Servidor e Siass/IFSC, que debateu exigências legais para contratação de serviços perigosos. Pela relevância do tema, além das Cissps, também foram convidados fiscais de contratos para participarem do evento.
As atividades começaram com uma palestra ministrada por Marcel da Costa Amorim, especialista em engenharia de segurança do trabalho pela Universidade Potiguar e atualmente professor na pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Posteriormente foi realizado um debate entre os participantes para que fosse pensado estratégias que minimizem situações de acidentes de trabalho.
Entre os assuntos debatidos no encontro, destacam-se a percepção de riscos nos ambientes laborais, ações para minimizar a ocorrência de acidentes de trabalho (serviços em altura e serviços com eletricidade), normas regulamentadoras (NR 35 sobre trabalho em altura e NR 10 serviços com eletricidade) e a elaboração de análise preliminar de risco (elaboração de documento/checklist para conferência de contratação e de prestação dos serviços).
A Coordenadora do Siass/IFSC, Milena Garcia da Silva, ressalta a importância da periodicidade desses encontros para a capacitação dos servidores. “Nem sempre as Cissps têm conhecimento técnico sobre as áreas de saúde e segurança, por isso é importante que a gente consiga realizar esses encontros para que possamos abordar esses temas e fortalecer as Cissps. Além disso, esses encontros também servem para construir fluxos de trabalho num grande grupo e para que o coletivo possa pensar em estratégias de intervenção.”
Por Rodrigo Moizéis | Estagiário de Jornalismo