Palestra capacita servidores na área de gestão do conhecimento

20. setembro 2019 | Escrito por | Categoria: Gestão de Pessoas, Matérias, Reitoria

Nesta quarta-feira (18), foi realizada, no auditório da Reitoria, a palestra “Gestão do Conhecimento em Organizações Públicas”, ministrada por professor e pesquisador Fábio Ferreira Batista. O objetivo da palestra foi capacitar os servidores sobre o entendimento do conceito de Gestão do Conhecimento aplicado à administração pública. A palestra faz parte do Plano Anual de Trabalho (PAT) da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional do IFSC (Prodin).

A gestão do conhecimento é o conjunto de tecnologias e processos cujo objetivo é apoiar a criação, a transferência e a aplicação do conhecimento nas organizações. Com isso, uma organização pode diminuir os gastos em produtos e investir em capital intelectual, o que geralmente traz um melhor custo-benefício para a instituição.

Fábio Ferreira Batista foi servidor do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) por 30 anos e possui pós-doutorado em gestão do conhecimento no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina(EGC-UFSC). Além disso, é autor do livro publicado pelo Ipea intitulado: Modelo de gestão do conhecimento para a administração pública brasileira (2012). O modelo proposto no livro já foi implementado por várias instituições públicas e no momento está sendo atualizado pelo autor com previsão de lançamento em 2020.

No dia anterior a palestra, Fábio se reuniu com servidores da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin) do IFSC para entender como funciona a gestão de conhecimento na instituição e deu suas contribuições para o aprimoramento desse processo.

A assessora da Prodin, Cristiele Aparecida Petri, explica que essa palestra é importante para que mais servidores, além dos que fazem parte da Diretoria de Gestão de Conhecimento, entendam o conceito. “Assim, iremos implantar um plano estruturado de gestão do conhecimento nos próximos anos cumprindo o nosso planejamento estratégico. Dessa maneira obteremos resultados positivos, melhorando nossos serviços prestados a comunidade acadêmica”, destaca.

Confira a palestra na íntegra:

Por Rodrigo Moizés | Estagiário de Jornalismo do IFSC

Tags: , ,