Reunião do Forpog é realizada no IFSC

20. setembro 2019 | Escrito por | Categoria: Gestão, Notas

Na sexta-feira (13), o IFSC sediou a reunião do Fórum Nacional de Dirigentes de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação dos Institutos Federais (Forpog). Realizada na Sala dos Conselhos da Reitoria, a reunião contou com a presença de pró-reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação de diversos Institutos Federais, representando as diferentes regiões do país. Entre os pontos de pauta, estavam a avaliação dos programas de pós-graduação em Rede e perspectivas; relatos sobre as avaliações de propostas de cursos novos submetidas; avaliação das ações em pesquisa aplicada; diretrizes de Inovação para a Rede e análise da conjuntura de contingenciamento e seus impactos na pesquisa, pós-graduação e inovação e Programa “Future-se”.

A reunião contou com a presença da professora do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Danielle Piontkovsky, que é a nova coordenadora nacional do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). A professora apresentou um relato do processo de transição da equipe de coordenação do programa e ouviu demandas dos pró-Reitores em relação a este curso que é ofertado pelo conjunto de Institutos Federais da Rede.

Outro ponto de destaque foi a discussão sobre o Programa “Future-se”. Os participantes do fórum irão elaborar um documento que subsidiará o Conif nos seus encaminhamentos. “Há uma unânime preocupação dos gestores quanto aos impactos negativos da proposta do programa, tanto nas questões de gestão de nossas instituições, quanto no financiamento de suas atividades e cumprimento das obrigações como ente público promotor da educação profissional e tecnológica”afirmou o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFSC, Clodoaldo Machado.

Por Marcela Lin | Jornalista do IFSC

Tags: , ,