Cerfead organiza dicas para professores manterem atividades a distância

27. março 2020 | Escrito por | Categoria: Coronavírus, Matérias

O Centro de Referência em Formação e Educação a Distância do IFSC implantou uma Comissão de Servidores para apoiar os docentes na realização de atividades não presenciais nos ambientes de ensino e aprendizagem digitais do IFSC, o moodle.ifsc.edu.br e sigaa.ifsc.edu.br.

O ambiente criado pela comissão para orientar os professores já conta com mais de 3,5 mil acessos nos últimos dias e as páginas mais acessadas são “Como criar e disponibilizar materiais de apoio à aprendizagem” e “Como disponibilizar atividades de aprendizagem”. O ambiente está disponível no Moodle.
Também há o atendimento via chat.
Os servidores organizaram tutoriais e divulgaram orientações sobre diversos temas relacionados ao ensino nos ambientes digitais institucionais. Veja o vídeo.

A Chefe do Departamento de Educação a Distância, Maria da Glória Silva e Silva, explica que a comissão sugere aos professores a realização de atividades online para o acompanhamento da aprendizagem, com momentos síncronos e assíncronos (por exemplo, webconferência, fóruns, chats, questionários online, entre outras), para serem realizados no período de distanciamento social devido à pandemia de covid-19.

A comissão indica como disponibilizar materiais de apoio em formato digital (textos, vídeos, livros digitais, mapas, gráficos, tabelas, planilhas, fotos) e como disponibilizar bibliografias complementares, dando preferência àquelas disponíveis em fontes informacionais digitais. Ao realizar as atividades não presenciais em ambientes digitais do IFSC, é importante registrar tudo no Plano de Ensino no SIGAA.

O professor Igor Mendonça tem auxiliado os professores a compartilharem as práticas realizadas num ambiente especialmente criado para este fim, que reúne experiências de diversos Campus do IFSC, disponível no Moodle.

Nesse ambiente também são compartilhadas dicas, como usar o recurso “Notícias” na Turma virtual do SIGAA para notificar os estudantes sobre as webconferências que serão realizadas. No texto da notícia disponibilize o link da conferência. Outra dica é criar um senso de comunidade orientando e incentivando os alunos a participarem de discussões online.

As sugestões dos professores estão sendo reunidas em área específica do Moodle.

Lá podem ser encontradas dicas sobre como usar as ferramentas do Google, recentemente disponibilizadas a toda a comunidade IFSC pela DTIC.

SAIBA MAIS:

A Comissão de Servidores do Cerfead é composta por Maria da Glória Silva e Silva, Chefe do Departamento de Educação a Distância; Sabrina Bleicher, Coordenadora de Articulação da EaD; Taís Leite Ramos, Coordenadora de Materiais Didáticos; e pelos professores da área de Tecnologias para Educação do Cerfead, Caroline Lengert, Crislaine Gruber, Douglas Paulesky Juliani, Igor Thiago Marques Mendonça e Nathalie Assunção Minuzi.

Por Coordenadoria de Jornalismo

Tags: , ,

Os comenários não estão permitidos.