Gestão de Pessoas promove palestra sobre ensino remoto

19. junho 2020 | Escrito por | Categoria: Gestão de Pessoas, Notas, Reitoria

A Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), através da equipe de Capacitação, realizou no último dia 8 a palestra Remotização do ensino na Pandemia: improviso precário ou planejamento viável? O palestrante Helder Lima Gusso é professor do departamento de psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e coordena o Núcleo de Análise do Comportamento e o programa de extensão Operanda, que disponibiliza cursos de Educação Científica online, ambos da UFSC.
.
O encontro virtual, dirigido a servidores e conselheiros do Conselho Superior (Consup) e Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), teve como objetivo apresentar informações sobre o contexto de pandemia para os próximos dois anos, além de experiências de outros países na reorganização das atividades de ensino no atual contexto da pandemia do Covid-19.

A diferença entre ensino remoto emergencial e Educação a Distância (EaD), a concepção de ensino como condição para avaliar a viabilidade do ensino remoto, a necessária avaliação das condições de estudantes e professores para viabilizar ensino remoto também foram debatidos, assim como formas para passar do improviso para planejamento de condições de ensino e de aprendizagem no ensino remoto, elencando as atribuições das instituições, dos cursos e dos professores, e as estratégias pedagógicas aplicadas ao ensino remoto.

A palestra contou com a participação de 465 pessoas na plataforma Webex Training, e chegou a ter 320 participantes simultaneamente. Segundo o setor de suporte EaD do Centro de Referência em Formação e Educação a Distância (Cerfead) o encontro virtual registrou recorde de participantes em uma sala de treinamento na plataforma utilizada.

Ao final da apresentação do professor Helder, os participantes puderam tirar dúvidas.

A gravação da palestra está disponível no canal do youtube do IFSC.

Por Coordenadoria de Jornalismo

Tags: , , ,