OMIF cria repositório colaborativo para conteúdos de matemática

30. junho 2020 | Escrito por | Categoria: Matérias

Em tempos de atividades remotas devido à pandemia da Covid-19, muitos docentes têm utilizado materiais disponíveis no YouTube e em outras plataformas digitais, muitas vezes sem conhecer quem os produziu. Assim, a Comissão da Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (OMIF) criou o projeto “Repositório OMIF” de conteúdos de matemática. A iniciativa constitui-se em uma sala/repositório de materiais produzidos, valorizando o trabalho dos professores de matemática da Rede Federal.

A OMIF tem propiciado um contato entre professores e estudantes dos diferentes campi do Brasil e isso permitiu perceber a qualidade dos profissionais da área de matemática. Assim, a Comissão sentiu a necessidade de criar ações para auxiliar o desenvolvimento de atividades docentes e estudantis neste período de aulas não presenciais.
O professor que quiser contribuir com seus trabalhos autorais para essa comunidade colaborativa deve considerar que todo material disponibilizado poderá ser utilizado, integralmente ou em partes, por outros professores. E o professor que tiver interesse em usar o material de outra pessoa deve, obrigatoriamente, citar o nome do autor (dar os devidos créditos ao criador do material). Além disso, alguns vídeos também serão incluídos em um curso de preparação para as provas da OMIF.

A comissão organizadora da OMIF vai organizar os materiais e disponibilizar na sala/repositório para que outros professores da Rede Federal possam utilizar e indicar para os seus estudantes.
Para contribuir com o repositório basta preencher o formulário e digitar o link dos vídeos no YouTube ou enviar outros materiais conforme conteúdo escolhido. O professor pode digitar um link de um vídeo ou uma sequência de até seis vídeos do mesmo conteúdo. E também pode preencher o formulário quantas vezes quiser com materiais de diferentes conteúdos.

Para acessar o formulário para envio de links de videoaulas, clique aqui.

Para ter acesso ao formulário para envio de materiais como textos, listas de exercícios, apostilas e outros materiais de apoio, acesse o link.

Para participar da Sala/Repositório e ver os materiais enviados basta acessar https://classroom.google.com/u/0/c/ODYyOTI4MTM2OTla, e inserir o código vqwmmfg.

Por Coordenadoria de Jornalismo

Tags: , ,