IFSC lança chamada pública para projetos de iniciação tecnológica com foco na economia 4.0

4. agosto 2020 | Escrito por | Categoria: Governo Federal, Matérias, Oportunidades

O IFSC lançou a chamada pública EPE 04/2020, com o objetivo de selecionar projetos para participação no Edital 03/2020 – Apoio à Iniciação Tecnológica com Foco na Economia 4.0, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). O IFSC selecionará até oito projetos que concorrerão com outras propostas de Institutos Federais em todo o Brasil. O prazo para submissão é 23 de agosto.

O objetivo central é apoiar o desenvolvimento de projetos de iniciação tecnológica do IFSC voltados à formação de estudantes do ensino médio técnico, médio regular e dos anos finais do ensino fundamental, das redes públicas de ensino, em habilidades relacionadas às novas tecnologias digitais no contexto da Economia 4.0.

Os projetos de iniciação tecnológica devem ter como foco as tecnologias digitais aplicáveis ao contexto da Economia 4.0, como por exemplo programação de software e aplicativos, realidade virtual e realidade aumentada, prototipagem de soluções tecnológicas, internet das coisas, inteligência artificial e robótica. Devem envolver os estudantes participantes em Metodologias Ativas, ou seja, propostas de aprendizagem focadas na participação ativa dos estudantes, de forma colaborativa e resolutiva, a partir de problemas e situações reais.

As equipes proponentes deverão ser compostas por servidores e alunos do IFSC e de profissional especialista sem vínculo com a instituição, indicado pela Secretaria de Educação parceira do projeto. Deverão ser constituídas, minimamente, pelos seguintes integrantes bolsistas: um coordenador, um multiplicador, um monitor e um instrutor.

Recursos financeiros

O Ifes selecionará 60 projetos em todo o Brasil. O IFSC poderá participar com até três projetos, que serão selecionados entre os oito enviados pela instituição. Cada projeto selecionado será contemplado com recursos financeiros que devem ser destinados ao desenvolvimento das atividades previstas, em um período de execução de 24 meses.

Cada projeto poderá dispor de até R$ 70 mil para pagamento de bolsas e R$ 53.666,67 para infraestrutura. A chamada tem apoio e recursos da Setec/MEC.

Para saber mais, acesse a chamada EPE 04/2020 do IFSC e a chamada pública 03/2020 do Ifes na página de Chamadas Públicas do Portal do IFSC.

Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC

Tags: , , ,

Os comenários não estão permitidos.