Circuito de Cinema Catarinense para Crianças e Jovens será online e com atividades para educadores

20. agosto 2020 | Escrito por | Categoria: Eventos, Matérias

Estão abertas inscrições para o Circuito de Cinema Catarinense para Crianças e Jovens, que neste ano será 100% online e gratuito, de 31 de agosto a 8 de setembro.

O IFSC é uma das instituições parceiras do evento. A professora de Língua Portuguesa e Literatura do Câmpus Garopaba Luana de Gusmão Silveira participa de uma sessão de relatos de experiência para apresentar os resultados do projeto “IFSCineminha: arte e cultura na infância”.

Na programação estão oficinas de audiovisual para contextos educativos, Conversas sobre Cinema e Educação e exibição de filmes catarinenses, com bate-papo sobre cinema para crianças ao final de cada sessão. Todas as atividades serão transmitidas ao vivo nos perfis da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis nas redes Facebook e YouTube.

De segunda (31) a sexta (4), serão realizadas oficinas de práticas de produção e mediação audiovisual para contextos educativos na parte da manhã, assim como na terça-feira (8), quando encerra o evento. No total serão seis oficinas voltadas aos profissionais da educação que querem se aproximar do universo audiovisual e incorporá-lo às suas práticas educativas. A frente desta atividade está o Coletivo Móbile Educacional.

Também neste período, mas na parte da tarde, serão realizadas Conversas sobre Cinema e Educação, que se propõem a trazer para os professores e gestores culturais de Santa Catarina um panorama de todos os projetos importantes que acontecem no Brasil nesta área.

Entre os participantes está Cláudia Mogadouro (SP), do Cineclube de Educadores; Gabriela Romeu (SP), jornalista, documentarista e escritora, especializada em produção cultural para a infância; Maria Angélica dos Santos (RS), do Programa de Alfabetização Audiovisual; Marialva Monteiro (RJ), fundadora do Cineduc – Cinema e Educação, que se dedica à formação de professores, jovens e crianças em linguagem audiovisual.

Está na programação das Conversas sobre Cinema e Educação também Felipe Leal e Ana Bárbara Ramos (PB), do projeto Semente Cinematográfica;  Simone Monteiro (RJ), assessora de Articulação Pedagógica na Multirio, empresa pública municipal de multimeios em educação da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro; Sonia Goulart (MG), coordenadora da Conane – Conferência Nacional de Alternativas para uma Nova Educação; e as catarinenses Rita da Silva, roteirista e diretora, que está a frente da Usina da Imaginação; e Gilka Girardello, coordenadora do Núcleo Infância, Comunicação, Cultura e Arte/ UFSC.

Assuntos como educação audiovisual, criação de filmes nas escolas, filmes com e para crianças e Lei 13.006 e a formação de professores estão na programação.

 Para os catarinenses se verem na tela

No sábado (5), domingo (6) e segunda (7), das 17h às 19h, haverá sessões de cinema transmitidas ao vivo nos perfis da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis das redes Facebook e YouTube. Serão exibidos 10 curtas-metragens catarinenses, com bate-papo com os realizadores ao final de cada sessão. Durante o evento estará aberta votação para escolher o melhor filme catarinense.

Além da transmissão pelas redes da Mostra, os filmes serão disponibilizados já na abertura do evento, dia 31 de agosto, para livre acesso durante o Circuito.

É a primeira vez que o Circuito faz uma seleção pautada na produção de audiovisual catarinense para crianças – são filmes produzidos em Santa Catarina de 2005 até os dias atuais.

O objetivo é levar o cinema produzido em Santa Catarina, ainda pouco conhecido e debatido, às crianças, jovens, famílias e educadores de todos os municípios de Santa Catarina e de todo o Brasil.

São parte da seleção também curtas nacionais que fizeram sucesso durante as Mostras de Cinema Infantil de Florianópolis ao longo dos seus 18 anos de existência. A ideia é, a partir desses títulos, apoiar na ampliação do conhecimento das crianças em relação a diversidade cultural brasileira.

Todos os filmes do Circuito tem versões com tradução em LIBRAS (Língua Brasileira dos Sinais) e audiodescrição.

Como se inscrever

As inscrições para o evento já estão abertas e podem ser feitas na página oficial do Circuito.

O objetivo é que professores de todas as regiões de Santa Catarina participem e para eles, assim como para outros que desejarem – de qualquer lugar do Brasil, a equipe do Circuito vai emitir certificado. O pré-requisito é participação em pelo menos 10 horas de evento, comprovadas pelo preenchimento de lista de presença disponibilizada durante as lives.

O Circuito de Cinema Catarinense para Crianças e Jovens surgiu da necessidade de ampliar a ação da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, levando os curtas-metragens exibidos durante o evento na Capital para outros municípios.

A 9ª edição do Circuito tem patrocínio do Prêmio Catarinense de Cinema 2019 – Fundação Catarinense de Cultura/Governo de Santa Catarina e, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do BRDE- Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, da Celesc – Centrais Elétricas de Santa Catarina e da Enercan – Campos Novos Energia S.A. O evento tem apoio institucional da Fecam – Federação Catarinense de Municípios e do IFSC – Instituto Federal de Santa Catarina. A realização é da Lume Produções Culturais e a direção geral de Luiza da Luz Lins.

Veja a programação completa na página do evento.

Com informações da Assessoria de Imprensa do Circuito de Cinema Catarinense

Tags: , ,

Os comenários não estão permitidos.