Reuniões pelo Google Meet: veja o que vai mudar
17. setembro 2020 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Gestão, MatériasA Diretoria de Tecnologia de Informação e Comunicação (DTIC) informa algumas alterações que ocorrerão no uso do Google Meet. Com o início da pandemia, em março de 2020, algumas funcionalidades foram liberadas para clientes do G Suite for Education, como as transmissões ao vivo dentro do domínio ifsc.edu.br com gravações armazenadas de forma permanente. Porém, a partir de primeiro de outubro, haverá mudanças:
- O limite de participação por sala passará de 250 para 100 participantes;
- Com transmissão ao vivo dentro do domínio, para sem transmissão ao vivo (não influencia nas transmissões para o Youtube, apenas na criação de links de transmissão própria).
Até o final de 2020 (mas sem data exata definida pelo Google), haverá mudanças na gravação:
- A gravação deixará de ser disponível permanentemente e passará para gravação temporária disponível por 30 dias para visualização;
- A gravação deixará de ser disponível para download e terá somente visualização on-line;
- A gravação deixará de ser compartilhada fora do domínio e estará disponível somente dentro do domínio (mediante login com e-mail institucional).
Veja mais informações sobre as mudanças no Google Meet.
Outras plataformas indicadas pela DTIC que podem ser utilizadas para atividades a distância disponíveis para os servidores do IFSC:
RNP: A gravação fica disponível por 90 dias, sendo possível fazer o download neste período. Permite o máximo de 35 salas simultâneas. Até 1000 usuários habilitados para gravação mediante cadastramento junto à DTIC, que deverá ser solicitado pelo e-mail dtic@ifsc.edu.br, individualmente ou coletivamente por meio de lista com nomes para agilizar o cadastro. Veja o tutorial do RNP.
Webex: fácil utilização e permite até 100 salas simultâneas com 300 participantes. Indicadas para eventos maiores e docentes no ensino remoto. Usuários habilitados para gravação mediante cadastramento junto à DTIC, que deverá ser solicitado pelo e-mail dtic@ifsc.edu.br, individualmente ou coletivamente por meio de lista com nomes para agilizar o cadastro. Saiba mais sobre o Webex.
Teams da Microsoft: utilização mediante cadastro, conforme site do IFSC: https://www.ifsc.edu.br/servicos-de-tecnologia. O Teams suporta até 300 pessoas em uma reunião (podem conversar e telefonar) e até 20 pessoas em chamadas de áudio ou vídeo. As equipes mantêm gravações de reunião que não são carregadas no Microsoft Stream disponíveis para download local por 20 dias. Saiba mais sobre o Microsoft Teams.
Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC