ProfEPT é avaliado em seminário local

2. outubro 2020 | Escrito por | Categoria: Matérias

seminario avaliação ProfEPTNa última terça-feira (29) aconteceu o 1º Seminário de Autoavaliação Local (SAL) do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), que divulgou os resultados da autoavaliação realizada. O evento objetivou assim que o grupo refletisse crítica e coletivamente sobre os indicadores, identificando os pontos fortes e as fragilidades do ProfEPT no IFSC, além de possibilitar que os participantes propusessem estratégias de ação que visem melhorias do Programa na IA. Por fim, os presentes na iniciativa, que ocorreu de forma virtual, elaboraram o relatório local, contribuindo dessa forma com a autoavaliação nacional do ProfEPT como Programa em Rede. Este seminário aconteceu nas 40 Instituições Associadas (IAs) do ProfEPT.

Participaram do SAL, representantes da Proppi, direção de Formação do Centro de Referência em Formação e Educação a Distância (Cerfead), representantes da Comissão Permanente de Avaliação (CPA), docentes, estudantes e egressos do curso.

Alguns dados

Entre os indicadores avaliados está a aderência dos projetos às linhas de pesquisa em relação à proposta do Programa. Segundo 72% dos egressos, a proposta curricular do curso apresenta articulação e aderência da área de concentração, linhas/projetos de pesquisa e estrutura curricular.

No que diz respeito à divulgação de atividades complementares pela Coordenação Local, como palestras e oficinas, que contribuam para a melhoria do processo formativo, 82% dos docentes e 78% dos alunos concordam plenamente com a proposição. Sobre a capacidade do IFSC para oferta de todas as disciplinas obrigatórias (incluindo as duas específicas das linhas), das de orientação e de, no mínimo, três disciplinas eletivas, 98% da Coordenação Local concorda com esse item avaliativo.

Sobre a adequação da Produção Intelectual e Técnica à proposta do Programa, a avaliação questiona docentes, discentes e egressos. 40% dos professores, 72% dos alunos e 81% dos egressos concordam plenamente. 80% dos estudantes consideram que sua produção intelectual/técnica está articulada à área de concentração, linhas de pesquisa e macroprojetos do Programa.
A experiência do Corpo Docente Permanente em relação à formação e atuação para atender à proposta curricular também está entre os quesitos avaliados, e 74% dos discentes concordam totalmente com a proposição.
Os resultados estão disponíveis no Observatório do ProfEPT . Para acessar, basta clicar primeiro em Indicadores, segundo em autoavaliação, e por fim em Programa.

 

Por Coordenadoria de Jornalismo

Tags: , , ,

Os comenários não estão permitidos.