Agendamento de férias para 2021 deve ser feito até 31 de outubro

9. outubro 2020 | Escrito por | Categoria: Gestão de Pessoas, Matérias

Os servidores do IFSC têm até 31 de outubro para fazerem a marcação das férias referentes ao exercício 2021 no SIGRH. O agendamento das férias deve atender ao disposto na Instrução Normativa nº 07/2014 retificada pela 08/2018 e foi iniciado nesta semana mesmo sem a definição do calendário acadêmico, já que é necessário que os servidores tenham as férias cadastradas para viabilizar o pagamento do adicional de férias e adiantamento de 13º salário para a folha de pagamento de dezembro.

Após a aprovação do calendário acadêmico do IFSC, que está na pauta da reunião do Conselho Superior do dia 19 de outubro, a orientação da Diretoria de Gestão de Pessoas é que os servidores agendem o primeiro e o terceiro período conforme o calendário. Já o segundo período pode ser agendado conforme recomendação da gestão de cada câmpus/Reitoria – que pode ser modificada posteriormente, a partir da aprovação do calendário dos câmpus.

Pela Instrução Normativa do IFSC, as férias dos técnicos administrativos podem ser agendadas em até três períodos e preferencialmente nos períodos de recesso acadêmico, respeitando o funcionamento mínimo de cada setor. Caberá a chefia de cada servidor autorizar o período de férias. Caso as férias sejam usufruídas em período único, obrigatoriamente deverão ser no mês de janeiro, durante o recesso acadêmico;

Já os docentes deverão usufruir as férias nos períodos específicos indicados no Calendário Unificado do IFSC. É obrigatório que os professores usufruam de seus 45 dias de férias durante o ano civil.

Os servidores que ingressaram na instituição em 2019 também devem agendar suas férias, mas o período para usufruto só pode iniciar após o mesmo completar 12 meses de exercício. Nestes casos, o servidor deverá priorizar o atendimento às normas e, quando não for possível, estabelecer seu cronograma de férias em acordo com sua chefia imediata.

Os servidores afastados integralmente para cursar pós-graduação devem agendar férias seguindo as mesmas regras e mesmos períodos de marcação que os demais servidores.

Como fazer o agendamento

A marcação das férias deve ser feita no SIGRH. O acesso ao sistema se dará utilizando senha e login da intranet/e-mail. O tutorial para utilização do sistema está disponível neste link.

Após verificação, as férias agendadas pelo servidor serão homologadas pelas chefias imediatas. As chefias também devem fazer a homologação até 31 de outubro. Após a homologação por parte da chefia, qualquer alteração de férias deve ser encaminhada e alterada apenas pelo setor de Gestão de Pessoas.

Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC

Tags: , ,

Os comenários não estão permitidos.