Ajude a escolher os Valores do Serviço Público Federal
16. outubro 2020 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Governo Federal, MatériasA Controladoria-Geral da União (CGU), em parceria com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), coordena projeto que irá escolher os Valores do Serviço Público Federal. A ideia é que seja feita uma votação para que os próprios servidores federais de todo o Brasil escolham quais valores irão orientar e balizar a cultura da Administração Pública.
A iniciativa busca compreender os conceitos dos valores existentes na Administração Pública para refletir sobre o uso de tais valores no desenvolvimento pessoal, nas rotinas de trabalho, nas competências comuns e no clima organizacional. A partir das escolhas, serão desenvolvidas ações de promoção de tais valores.
A pesquisa será eletrônica e poderá ser respondida até 23 de outubro pelo Formulário Eletrônico.
Em seguida, os valores indicados pelos servidores passarão por processos de seleção e validação, incluindo a participação de representantes do setor privado e da sociedade civil. Finalmente serão consolidados os Valores do Serviço Público Brasileiro.
Para isso, é fundamental que todos os servidores participem da pesquisa. Valores sólidos no serviço público contribuem para a entrega de serviços de qualidade à população. O resultado será divulgado durante evento alusivo ao Dia Internacional contra a Corrupção, entre os dias 9 e 11 de dezembro.
Durante o lançamento do projeto, em evento on-line realizado dia 6 de outubro, o ministro DA CGU, Wagner Rosário, destacou os valores como algo indispensável para a correta atuação no serviço público. “Os valores ajudam na tomada de decisões com base em princípios arraigados que mostram o que é certo e o que é errado. Tenho a certeza de que a participação do governo federal, como um todo, na busca de valores que realmente representem o que nós acreditamos e o que queremos que a Administração Pública seja será um importante passo que nós daremos como uma Administração Pública íntegra, correta e que entrega os resultados que a sociedade espera”, afirmou Rosário.
Etapas do projeto
O projeto está dividido em diversas etapas: a etapa atual, no mês de outubro, consiste na coleta de propostas e valores por meio do formulário. Em novembro, serão pré-selecionados 10 valores, que serão submetidos a votação on-line para seleção de cinco a sete valores prioritários. A validação será feita por meio de um webinar. Para dezembro está previsto preenchimento de código e o lançamento oficial. A implementação da campanha será durante o ano de 2021.
Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC, com informações da CGU.