Artigo: Como está a sua saúde mental?

29. janeiro 2021 | Escrito por | Categoria: SIASS

Laís de Farias Roscoche
Psicóloga – CRP 12/19482
Convidada pela Comissão Interna de Saúde do Servidor Público – CISSP do Câmpus Florianópolis-Continente

A Campanha Janeiro Branco 2021 está convidando o mundo a um pacto pela saúde mental! Um pacto que deixe evidente que, em se tratando da Saúde Mental de todos, TODO CUIDADO CONTA!

Por que em janeiro? Porque, no primeiro mês do ano, em termos simbólicos e culturais, as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de existência, em suas emoções e em seus sentidos existenciais. O mês, dedicado à saúde mental, foi criado para destacar a importância de cuidarmos dos aspectos emocionais em nossa vida.

E, como em uma “folha ou em uma tela em branco”, todas as pessoas podem ser inspiradas a escreverem ou a reescreverem as suas próprias histórias de vida.

Quando se fala em saúde mental, muitos relacionam à ausência de doenças. A Organização Mundial da Saúde (OMS), entretanto, conceitua saúde como um completo estado de bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doenças ou demais enfermidades.

Vivemos tempos extraordinários, cheios de desafios: pandemia, isolamento social, lutos inesperados, crises econômicas/políticas/sociais e desemprego. Em 2020, indivíduos, coletivos e instituições sociais foram afetados por típicas e atípicas circunstâncias de um ano marcado por dificuldades objetivas e subjetivas em relação à proteção das vidas sobre a face da Terra.

Às antigas e mal resolvidas questões relativas à Saúde Mental, 2020 acrescentou complexas questões pertinentes às condições existenciais dos indivíduos.

Segundo crescentes análises, a Saúde Mental das pessoas já sente, cada vez mais, os danosos efeitos colaterais por causa dos velhos e dos novos problemas que o mundo enfrentou em 2020.

Assim, nosso equilíbrio mental pode ser afetado independentemente de doenças, por situações cotidianas que todos vivenciamos, como pressões internas e externas, conflitos de relacionamento, perdas ou desemprego, tendo reflexo inclusive na nossa saúde física e social.

O que janeiro, com sua perspectiva de mudança, nos proporciona é algo fundamental à saúde mental: rever, de tempos em tempos, nossas atitudes, recuperarmos nossas energias, fecharmos ciclos e iniciarmos outros, com a constante pergunta: o que o próximo ano pode esperar de mim?

Faça a você mesmo(a) essa pergunta e ajude outras pessoas a se perguntarem também: o que você faz para cuidar da sua SAÚDE MENTAL?

A promoção da saúde mental passa pela compreensão de que a estabilidade emocional é tão importante quanto a física. O equilíbrio das funções do organismo humano está associado à perspectiva biológica e psicológica. Por isso, a adoção de hábitos saudáveis afeta tanto o bem-estar do corpo quanto o da mente.

Neste momento de autorreflexão é necessário levar em consideração a oportunidade que isso nos dá de revigorarmos e darmos mais valor à nossa saúde mental com a seguinte pergunta: Você tem se priorizado?

Usa as redes sociais com moderação e consciência?
Faz o que tem que fazer sem procrastinar?
Tem relacionamentos saudáveis?
Faz atividades físicas com regularidade?
Cuida da sua alimentação?
Tem um sono de qualidade?
Consegue expor sua opinião sem medo do que os outros vão pensar?
Vive o presente com facilidade?
Tem momentos só pra relaxar?
Consegue ficar bem na sua própria companhia?
Você consegue lidar com a sua ansiedade?
Sabe gerenciar o estresse?
Sabe pedir ajuda quando precisa?

Você já parou para pensar que sua vida é como uma folha em branco? Que existem várias possibilidades a serem exploradas? Você pode desenhar, pintar, rasgar, remendar, construir algo e por aí vai. Essa folha pode ser lisa ou vir com algum detalhe ou até marcas. Mas nada que vier exclui as diversas possibilidades de existir!

Estamos vivendo o janeiro branco! Um mês que convoca as pessoas a pensarem sobre a saúde mental e a importância da prevenção e estratégias ao adormecimento emocional.

Que esse tema tão importante não fique restrito ao mês de janeiro. Que a gente possa convidar as pessoas a refletirem sobre sua existência e suas dores. Lembrando que cada ser é único e repleto de possibilidade assim como uma folha em branco.

Que você preencha sua folha durante esse ano com aquilo que faz sentido.

Por fim, vale ressaltar que se precisar de ajuda, não tenha vergonha de procurar atenção especializada em saúde mental.

É importante compreender que buscar ajuda só fortalece as potencialidades dos indivíduos e acelera a resolução de dificuldades emocionais, além de otimizar o desenvolvimento das habilidades pessoais. Adoecer psicologicamente não é sinônimo de fraqueza nem de incompetência, mas sim um percurso comum a muitas pessoas e que pode ser superado com mais tranquilidade se amparado por uma equipe técnica.

Os comenários não estão permitidos.