IFSC se credencia a novas fontes de fomento externo para pesquisa e inovação

10. março 2021 | Escrito por | Categoria: Matérias, Oportunidades

O Departamento de Inovação do IFSC, por meio do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), credenciou a instituição junto a duas fontes externas de fomento que podem ser alternativas para financiar projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, extensão ou empreendedorismo.

A Sibratec é uma rede privada que capta recursos de órgãos governamentais e financia, por meio de editais próprios, ações de extensão tecnológica. As instituições de ciência e tecnologia (ICTs) credenciadas acessam recursos para que seus alunos atuem em atividades de extensão junto a empresas, resolvendo suas demandas por meio de consultorias, por exemplo.

Já a Agência Nacional de Petróleo e Gás (ANP) é responsável por credenciar ICTs ou outras instituições de pesquisa, que podem acessar recursos para financiar projetos de PD&I na área de petróleo e gás. O recurso provém de uma cláusula contratual entre a ANP e empresas petrolíferas e está vinculado ao faturamento dessas empresas, ou seja, o investimento em PD&I é uma compensação à nação como contrapartida pela exploração de recursos naturais. As empresas podem investir em projetos próprios ou fomentar projetos apresentados pelas unidades de pesquisa das ICTs credenciadas junto à ANP – como é o caso, agora, do IFSC.

Mais informações sobre como buscar recursos por fontes de fomento externo podem ser obtidas pelo e-mail inovacao@ifsc.edu.br.

Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC

Os comenários não estão permitidos.