Professores do IFSC produzem e compartilham videoaulas

11. março 2021 | Escrito por | Categoria: Gestão, Matérias

Por meio do Programa de Qualificação das ANPs no IFSC, professores produzem e compartilham videoaulas em canal do Youtube. O Programa foi criado em 2020, com o objetivo de desenvolver material didático qualificado e estratégias para o ensino remoto, contribuindo para o ensino híbrido.

O compartilhamento de videoaulas foi iniciado em novembro, com a criação de um canal do Youtube. Até agora, já foram disponibilizadas 180 videoaulas de diferentes eixos tecnológicos de educação profissional e que poderão ser utilizadas pelos professores no ensino remoto. Além disso, também já foram compartilhados cerca de 700 objetos de aprendizagem, como textos, apresentações e atividades, produzidos por docentes de todos os câmpus, com autorização para publicação no AVEA do Programa.

A produção de videoaulas está sendo incentivada pela formação continuada dos professores para Produção de Videoaulas, realizada em parceria do IFSC com o Núcleo de Tecnologias Digitais para Educação Básica do Colégio de Aplicação da UFSC. Veja as próximas datas da capacitação oferecida pela UFSC e como se inscrever.

A ação é uma iniciativa da Pró-reitoria de Ensino, por meio da Diretoria de Ensino.  Segundo a coordenadora do Programa de Qualificação das ANPs, Maria da Gloria Silva e Silva, “são videoaulas gravadas no contexto das ANP, geralmente em casa, como pede o momento que vivemos, sem muitos recursos. É uma nova estética que se caracteriza pelo protagonismo docente e pela vontade de levar ciência e tecnologia aos estudantes, apesar das dificuldades. Tudo será constantemente melhorado, dentro das possibilidades, ao longo do ano. O foco agora é ensinar, mesmo sem os recursos profissionais de produção”.

Em breve, também serão disponibilizados os ambientes virtuais para ensino de Moda, Gastronomia, Física, Química, Fruticultura, Instalações Elétricas, Libras, Comunicação Técnica, Empreendedorismo, entre outros, nos 13 eixos tecnológicos que organizam o programa. A meta, segundo Maria da Glória, é publicar pelo menos 70 ambientes virtuais ao longo de 2021.

Conheça alguns tutoriais úteis para docentes que estão produzindo ANPs:

Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC

Tags: , , ,

Os comenários não estão permitidos.