Professor do Câmpus São Lourenço do Oeste lança livro sobre dados abertos

25. março 2021 | Escrito por | Categoria: Câmpus São Lourenço do Oeste, Matérias

A disponibilização de dados abertos em instituições públicas é o tema norteador do livro lançado nesta quinta-feira (25 de março) pelo professor do IFSC Daniel Fernando Carossi, que atua na área de Informática no Câmpus São Lourenço do Oeste. Adaptado a partir da dissertação defendida no mestrado profissional em Sistemas de Informação na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o livro “Dados abertos: o que o cidadão mais busca das instituições públicas” foi publicado pela Editora Appris e terá parte dos direitos autorais revertidos para a Apae de São Lourenço do Oeste.

livro_prof_sloCarossi destaca que a publicação de dados abertos é uma tendência atual na administração pública em vários países, inclusive no Brasil. Várias ações nessa direção foram desenvolvidas no país desde 2011, entre elas a publicação de instrumentos normativos, manuais e decretos que orientam a necessidade de ampliar a transparência pública. O tema é visto como um mecanismo de prestação de contas e uma oportunidade de inovação para a gestão pública com a geração de conhecimento proporcionada pela disponibilidade dos dados.

Em sua pesquisa de mestrado, o autor buscou identificar as principais demandas da sociedade em termos de dados abertos junto às instituições públicas federais de educação brasileiras. O estudo envolveu 104 instituições – das quais 63 universidades federais, 38 institutos federais, dois Cefets e o Colégio Pedro II – buscando analisar quantitativa e qualitativamente os pedidos de acesso à informação durante quatro anos. Os resultados dos 35.277 pedidos de informação identificados levaram a um total de 68.714 perguntas demandadas, organizadas em 20 categorias e 144 temas prioritários a serem observados pelas instituições públicas na criação ou revisão de seus planos de dados abertos.

Para adquirir a obra em formato impresso ou digital, acesse o site da editora.

Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC

Os comenários não estão permitidos.