Projeto Escuta Qualificada encerra atendimentos com avaliação positiva
26. março 2021 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Gestão de Pessoas, Matérias, SIASSO projeto de extensão Escuta Qualificada encerrou os atendimentos no mês de março com avaliação positiva. Ao todo, foram atendidos 50 servidores e profissionais terceirizados de vários câmpus do IFSC, de junho de 2020 a março de 2021.
Segundo a coordenadora do projeto, a professora de Enfermagem do Câmpus Florianópolis Vanessa Luiza Tuono Jardim, a maior parte dos atendimentos foi encaminhada para o suporte psicológico. As principais queixas estão relacionadas à ansiedade, depressão, angústia, medo e dificuldades de conciliação entre as atividades de trabalho e vida pessoal. Também foram sanadas dúvidas sobre sintomas e tratamento da Covid-19.
Entre os terceirizados atendidos, houve vários casos de pessoas com problemas financeiros e sociais, com necessidade de alguma doação. Estes, foram encaminhados para ações dos próprios câmpus ou para serviços de auxílio dos municípios.
O projeto foi divulgado nos canais de comunicação do IFSC e, para acessá-lo, os servidores precisavam preencher um formulário. A partir dele, os profissionais da equipe do projeto entravam em contato para marcar o primeiro atendimento. A média foi de dois atendimentos por pessoa, mas houve necessidade de até quatro atendimentos pela psicóloga, em alguns casos.
“Conseguimos orientar as pessoas que nos procuraram, dando o suporte inicial e orientando a buscar os serviços na rede, tanto na saúde mental quanto na própria referência para sintomas da Covid-19. Organizamos um cadastro de referências e indicações, um material que a equipe fez para encaminhamento em cada município”, explica Vanessa. A enfermeira conta que a equipe imaginava que haveria uma procura muito grande por questões mais relacionadas à Covid-19, mas a maior demanda foi por problemas emocionais.
A avaliação do projeto, realizada junto aos atendidos, foi bastante positiva, além do recebimento de várias sugestões. Vanessa afirma que as pessoas com dúvidas ou problemas emocionais não devem ter receio de procurar ajuda, seja em atendimento na instituição ou mesmo serviços externos. Conversar sobre as emoções é uma boa forma de manter o equilíbrio na pandemia.
O que é o projeto
O Escuta Qualificada é um projeto de extensão, submetido ao edital emergencial da Covid-19 do IFSC. O objetivo foi atender servidores e profissionais terceirizados nas demandas de saúde, questões sociais e emocionais durante a pandemia.
A equipe foi formada por diversos servidores, que se organizaram para atender às demandas em vários aspectos, desde questões de saúde física e mental até orientações sobre como manter uma boa rotina de exercícios físicos em casa. “Foram pessoas dispostas a dar do seu tempo e fizeram isso com muito zelo”, destaca a coordenadora do projeto.
Vanessa explica que a decisão de encerrar o projeto foi pela diminuição da procura e porque os voluntários também estão envolvidos em outras atividades, como o trabalho voluntário na vacinação contra a Covid-19, atividades acadêmicas, entre outros.
Profissionais que participaram do projeto
- Vanessa Jardim – Enfermeira/Docente;
- Juliana Fernandes da Nóbrega – Enfermeira/Docente;
- Angela Kirchner – Enfermeira/Docente;
- Milena Garcia da Silva – Psicóloga/SIASS;
- Anadeje Menezes – Enfermeira/SIASS;
- Diego Vinicius de Magalhães – Médico/SIASS;
- Debora Besen – Médica/SIASS;
- Ana Flávia Olinger Monteiro- Médica/SIASS;
- Eleonora Vieira dos Santos Montanha – Médica/SIASS;
- Andresa Silveira Soares – Profissional de Educação Física/Docente;
- Carmem – Profissional de Educação Física/Docente;
- Ilca Diniz – Profissional de Educação Física/Docente;
- Ania Tamilis da Silva Witt – Assistente Social/SIASS.
Por Carla Algeri | Jornalista do IFSC