PQ-ANP qualifica mais de mil objetos de aprendizagem e cria AVEAs para compartilhamento dos materiais
9. julho 2021 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Gestão, MatériasO Programa de Qualificação das Atividades Não Presenciais (PQ-ANP) do IFSC, ao longo de sete meses de trabalho, qualificou mais de 1.600 objetos de aprendizagem, entre videoaulas, apostilas, slides, podcasts e criou 74 Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (Avea) no moodle para o compartilhamento desses materiais.
O PQ-ANP está na quinta fase de execução em que estão sendo organizados os AVEAs com os materiais qualificados para que estudantes, professores do IFSC e comunidade externa tenham acesso. Parte do material que foi qualificado já pode ser visualizado através do canal do PQ-ANP no Youtube, os podcasts podem ser ouvidos na plataforma anchor, os AVEAs podem ser acessados neste link e é possível consultar o guia de práticas pedagógicas e recursos educacionais nas ANPs neste outro link.
Será lançada ainda uma revista do PQ-ANP e de 23 a 27 de agosto promovida a Semana Pedagógica do PQ-ANP com uma série de lives que serão transmitidas pelo Youtube para discutir ensino e aprendizagem através de atividades não presenciais. Nesta etapa do programa, professores do IFSC que ainda tenham interesse em disponibilizar seus materiais para qualificação, podem entrar em contato com os coordenadores locais do PQ-ANP em cada um dos câmpus.
O Programa está sendo custado com recursos próprios do IFSC, que foram remanejados do orçamento para custeio que seriam destinados a diárias e passagens, e para a execução foram contratados 67 bolsistas que têm atuado como designers educacionais, intérpretes de Libras, coordenadores de eixos tecnológicos e coordenadores do programa nos câmpus. Por meio do programa, também foi ofertado um curso de produção de videoaulas, organizado pela UFSC, em que 560 docentes do IFSC participaram. “Ninguém estava preparado para a utilização de atividades não presenciais quando tivemos que adotar esse modelo por conta da pandemia e acreditamos que o ensino híbrido ainda deve ser adotado por mais alguns anos. O PQ-ANP foi a forma que encontramos para promover a formação dos docentes e qualificar os materiais. Ao analisar tudo o que já foi produzido é possível verificar a alta qualidade dos materiais. Eu, por exemplo, sou professor de Física e já estou utilizando materiais disponibilizados pelo PQ-ANP em minhas aulas. Com o programa, estamos também conseguindo articular que professores de diferentes câmpus possam compartilhar suas experiências e trabalharem juntos”, avalia o diretor de Ensino do IFSC, Tiago Morais Nunes.
A coordenadora geral do Programa de Qualificação das ANPs, Maria da Glória Silva e Silva, explica que nesta etapa do PQ-ANP o foco tem sido na organização dos AVEAs e na qualificação dos materiais e que na próxima etapa serão feitas uma série de avaliações desse ambientes. “Na Semana Pedagógica que iremos promover e transmitir pelo Youtube a proposta é apresentar esses ambientes e promover discussões sobre as formas de ensino e aprendizagem por meio de atividades não presenciais.”
Por Beatrice Gonçalves | Jornalista do IFSC