Dircom deflagra processo de revisão da Política de Comunicação

13. agosto 2021 | Escrito por | Categoria: Matérias

A Diretoria de Comunicação (Dircom) do IFSC deflagrou nesta sexta-feira (13 de agosto) o processo de revisão e atualização da Política de Comunicação, em uma reunião aberta a servidores que atuam na área em todos os câmpus.

O processo, que no âmbito da Dircom teve início em abril, está sendo coordenado pelo grupo de trabalho designado pela Portaria nº 2011 de 15/07/2021. Na reunião desta sexta, coordenadores de relações externas, jornalistas, relações-públicas, programadores visuais e servidores de outras áreas que ocupam funções relacionadas à comunicação foram apresentados ao processo e convidados a contribuir.

reuniao_politica_1308Os resultados de um levantamento preliminar com avaliação e sugestões dos comunicadores foi apresentado na reunião, para levantar questões relevantes e direcionar o debate. “Nós procuramos identificar entre os respondentes avaliações sobre a comunicação no IFSC de forma geral, questões a resolver e percepções sobre a Política de Comunicação. As respostas nos mostraram uma balanço muito positivo, porém com diversas reflexões pertinentes sobre pontos a aprimorar e avançar”, observa a jornalista Ana Paula Lückman, que atua na Reitoria e é uma das coordenadoras do GT.

Histórico

A Política de Comunicação do IFSC foi lançada em 2013, após processo de cerca de um ano entre as reuniões da comissão de elaboração, reuniões ampliadas para discussão de temas como os públicos estratégicos, consultas públicas para recebimento de sugestões da comunidade acadêmica e aprovação nos colegiados institucionais – Colégio de Dirigentes (Codir) e Conselho Superior (Consup). Com a aprovação pelo Consup, a Política foi formalizada institucionalmente por meio da Resolução 26/2013.

O documento é um marco na profissionalização e institucionalização da comunicação no IFSC: após sua implementação, foram viabilizadas ações como a descentralização do trabalho dos comunicadores (com a contratação de jornalistas regionalizados) e a implementação de manuais e normativas para organizar e uniformizar processos da área.

As mudanças ocorridas na instituição nos últimos anos e as próprias transformações no ecossistema de comunicação social tornaram evidente a importância da atualização. “No texto original da Política estava prevista a atualização a cada dois anos, mas na prática observamos que esse tempo seria muito curto. No entanto, hoje a necessidade de mudanças já é bastante evidente, como no caso das orientações relativas a mídias sociais, por exemplo”, observa a relações-públicas Nadia Garlet, coordenadora de Jornalismo do IFSC e também coordenadora do GT.

Planejamento

A diretora de Comunicação do IFSC, Rafaela Taísa Menin, ressalta que o trabalho de atualização da Política foi incluído como prioridade no Plano Anual de Trabalho (PAT) da Dircom. Também é uma das ações necessárias para o cumprimento de objetivos estratégicos do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2020-2024, que preveem a consolidação da imagem e da identidade institucional e a qualificação da comunicação com os públicos estratégicos.

O trabalho desenvolvido pelo GT já envolveu uma leitura crítica do texto da Política de Comunicação lançada em 2013, o estudo de outras políticas de comunicação de instituições federais de ensino e o levantamento de sugestões, críticas e percepções dos servidores que atuam na área nos câmpus. Os próximos passos serão a revisão dos públicos estratégicos e um levantamento de sugestões ampliado para toda a comunidade interna.

A perspectiva é elaborar a minuta do texto a partir de novembro, disponibilizando a proposta depois para consulta pública.

Informações sobre o processo, dúvidas e sugestões podem ser encaminhadas para o e-mail comissao.comunicacao@ifsc.edu.br.

Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC

Tags: