Fórum de Ações Afirmativas das Instituições Federais da Região Sul recebe inscrições
7. outubro 2021 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: MatériasCom o objetivo de refletir sobre avanços nas políticas de ações afirmativas das instituições federais de ensino superior do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná, será realizado entre 19 e 21 de outubro de 2021 o VI Fórum das Ações Afirmativas das Instituições Federais da Região Sul. Pela primeira vez em edição on-line, o evento terá o tema central “Em defesa das ações afirmativas: avaliação e perspectivas“. O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) é a instituição sede desta edição.
As atividades vão abordar aspectos da implementação da política de cotas (Lei 12.711/12) e da permanência de estudantes que acessaram o ensino técnico e superior pela reserva de vagas (confira a programação abaixo). Haverá painéis de relatos de experiências e mesas-redondas. O IFSC estará representado no Painel 2 e 3, que terão o professor Cláudio Adão da Rosa e a pedagoga Jussete Rosane Trapp Wittkowski como palestrantes, respectivamente.
São esperados agentes das ações afirmativas de todas as instituições federais de ensino da Região Sul do país para discutir conquistas e desafios e para fortalecer ações de inclusão que garantam a diversidade nesses espaços. O evento também tem a finalidade de compartilhar experiências e iniciativas que buscam consolidar as políticas de ações afirmativas nas instituições, na comunidade acadêmica e na sociedade.
Para a assessora de Relações Étnico-Raciais do IFRS, Alba Cristina Couto dos Santos Salatino, o compartilhamento e avaliação das experiências é uma forma de consolidar as ações de inclusão, “fundamental para a construção de instituições de ensino diverso e plural e uma sociedade justa, equânime e democrática”.
A comissão organizadora desta edição é composta por IFRS, UFSC, IFSC, UFSM, UNIPAMPA, IFSUL, FURG, IFFAR, IFPR E UFCSPA.
Como participar
Os interessados em participar podem se inscrever gratuitamente pelo formulário eletrônico, tendo direito a certificação. Haverá transmissão das atividades pelo canal IFRS-Oficial no YouTube, o que permitirá o acompanhamento do evento por pessoas não inscritas.
Confira a programação
19 de outubro
– 10h – Painel 1 (Eixo Políticas de Gênero e Sexualidades) – Experiências de políticas relacionadas à gênero e sexualidades
Palestrantes: Aurivar Fernandes Filho (UFSC), Lauri Miranda (UFRGS), Anderson Dall Agnol (IFRS)
14h – Mesa-redonda 1
Palestrantes: Jane Felipe (UFRGS) – Maria Regina Moraes (Regininha) (FURG) – Gabriela da Silva (UFSC)
– 18h30min – Abertura oficial do evento: Políticas de Ações Afirmativas: aspectos jurídicos e políticos
Atividade cultural: Antoniel Martins Lopes (NEABI/Unipampa)
Palestrantes: Enrico Rodrigues de Freitas (Procurador da República/RS), Roger Raupp Rios (Desembargador Federal/RS), Dora Lucia Bertulio (Procuradoria da UFPR)
Mediador: Milton Guilherme de Almeida Pfitscher (Procuradoria Federal do IFFar)
20 de outubro
– 10h – Painel 2 (Eixo Políticas para Pessoas com Deficiência e necessidades específicas) – Experiências de políticas relacionadas às pessoas com deficiência
Palestrantes: Cláudio Adão da Rosa (IFSC), Carine Martins Barcellos (UFSM), Vanessa do Lago (UFFS)
– 14h – Mesa 2 (Eixo Políticas para Pessoas com Deficiência e necessidades específicas) – Discussões relacionadas às pessoas com deficiência
Palestrantes: Izabel Maior (UFRJ), Cristiane Ribeiro (IFPR), Laura Ceretta (UFPR)
21 de outubro
– 10h – Painel 3 (Eixo Políticas sobre cotas, verificação racial e relações étnico-raciais) – Experiências relacionadas às cotas étnico-raciais
Palestrantes: Jussete Rosane Trapp Wittkowski (IFSC), Marta Iris Camargo Messias da Silveira (Unipampa), Elisa Celmer (FURG), Mediação: Alba Salatino (IFRS)
– 14h – Painel 4 (Eixo Políticas sobre cotas, verificação racial e relações étnico-raciais) – Experiências relacionadas às comissões de verificação racial
Palestrantes: Rosane Bom (IFSUL), Rosane Brum Mello (UFSM), Fernanda Camargo (IFFAR)
18h30min – Mesa de Encerramento – Em defesa das políticas públicas de ação afirmativa: valorização étnico-racial, diversidade e inclusão
Palestrantes: Georgina Helena Lima Nunes (UFPEL), Andréa Poletto (IFRS)
Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC, com informações do Departamento de Comunicação do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)


Perfil no Instagram
Página no Linked-In
Perfil no Twitter
Canal no Youtube
Página no Facebook