Servidoras do IFSC apresentam pesquisas em congresso
12. novembro 2021 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Eventos, MatériasAs servidoras Glaucia Marian Tenfen, Bárbara Silvana Sabino e Vanessa Edy Dagnoni Mondini apresentaram o resultado das suas pesquisas, desenvolvidas com servidores do IFSC, no XXIV SemeEAD (Seminários em Administração) que aconteceu entre os dias 10 a 12 de novembro de maneira virtual.
As três servidoras são professoras do curso de administração do IFSC Câmpus Gaspar. Gláucia em conjunto com outros colegas apresentou o artigo intitulado “A gestão feminina em uma instituição de ensino sob a ótica da avaliação de práticas de liderança”. Nele, os autores investigam a percepção das mulheres gestoras do IFSC sobre seu comportamento de liderança.
Os autores listam e detalham cinco práticas: 1) Modele o estilo; 2) Inspire uma visão comum; 3) Questione o processo; 4) Capacite os outros para a ação; 5) Anime os corações.
Como resultado, obtiveram que adotar práticas de liderança gera ambientes de trabalho mais harmoniosos e produtivos, além de transmitir mais confiança, bem como torna as pessoas mais positivas, motivadas e comprometidas.
Já a pesquisa em conjunto das professoras Bárbara e Vanessa intitulada “Qualidade de vida e os desafios dos gestores do IFSC no trabalho em tempos de isolamento social pelo covid-19 e home office” levantou a percepção dos respondentes em termos de avaliação, capacidade e frequência.
Os dados apontam interferência significativa na rotina profissional dos participantes. Um dos resultados demonstra que a insatisfação em relação à Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) é alta, o número de insatisfeitos ou muito insatisfeitos com a situação atual é 53,7%. Quando questionados sobre a satisfação com a saúde, 43,3% se disseram insatisfeitos ou muito insatisfeitos.
Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC