Edital seleciona câmpus interessados em aderir ao programa Mulheres Mil

16. maio 2023 | Escrito por | Categoria: Matérias

Os câmpus do IFSC têm até 22 de maio (segunda-feira) para manifestar interesse e aderir ao programa Bolsa-Formação – Mulheres Mil, voltado a mulheres em situação de vulnerabilidade social. A manifestação deve ser feita pelo formulário eletrônico, com indicação de um servidor do câmpus como interlocutor da proposta.

O Bolsa-Formação – Programa Mulheres Mil tem por objetivo a oferta de cursos de qualificação profissional para mulheres, com 16 anos, que se encontrem em vulnerabilidade e risco social, vítimas de violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral, moradoras de locais com infraestrutura deficitária. As ofertas são vinculadas ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Conforme o Edital Proen/Proex 01/2023, o envio da proposta deve informar:

a) Indicação de um interlocutor da proposta de adesão ao Bolsa-Formação Programa Mulheres Mil, que será responsável pela organização da proposta do câmpus até encerrar a etapa de adesão estabelecida pela Setec/MEC. Esse interlocutor deve ser servidor efetivo, com disponibilidade de carga horária, preferencialmente com experiência em programas, projetos e ações afirmativas, inclusivas e de equidade;
b) Indicação da proposta de oferta de cursos contendo município que será atendido, número de vagas, curso que pretende ofertar, previsão do início da turma, possível valor hora/aluno necessário para a oferta;
c) Indicadores de vulnerabilidade das comunidades e o perfil do público de mulheres que serão atendidas;
d) Possibilidades de formação profissional e tecnológica relacionadas às atividades produtivas identificadas nos grupos de mulheres em potencial;
e) Possíveis parcerias (cooperativas, rede de economia solidária, associações, etc)
f) Diagnóstico da situação atual e infraestrutura disponível;
g) Descrição da comunidade a ser atendida (grupos de mulheres em vulnerabilidade social e organizadas em forma coletiva de trabalho: cooperativas, em rede de economia solidária, em associações, etc.);
h) Relevância da ação
i) Situação esperada ao final da ação

Após análise das propostas, divulgação do resultado parcial e prazo para pedidos de reconsideração, a publicação do resultado final da seleção interna sairá em 26 de maio. Pelo cronograma da Secretaria de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Setec-MEC), as instituições devem aderir até 31 de maio.

Sobre o Mulheres Mil

O IFSC ofertou cursos pelo programa Mulheres Mil entre 2012 e 2017, quando houve a descontinuação pelo governo federal. A coordenação inicialmente cabia à Pró-Reitoria de Extensão e Relações Externas (Proex), mas, com a incorporação do Mulheres Mil ao Pronatec, em 2014, o programa passou a ser gerido, no IFSC, pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen). Em paralelo, a Proex passou a desenvolver ações pelo programa Mulheres Sim.

Na retomada do Mulheres Mil, a Setec prevê a oferta de até 20 mil vagas.

O Edital Proen/Proex 01/2023 pode ser acessado na Intranet, na área de editais da Proen e da Proex.

Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC

Tags: