Novas Resoluções para Avaliação de Desempenho dos servidores do IFSC
31. janeiro 2024 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Gestão de Pessoas, Informes, MatériasA Avaliação de Desempenho é um importante instrumento institucional, sendo requisito para diferentes processos da vida funcional dos servidores, como por exemplo progressão/promoção funcional, licença capacitação, afastamento para pós-graduação, remoção, redistribuição, participação em diversos editais, entre outros. Além disso, os dados sobre a Avaliação de Desempenho dos servidores compõem as informações para os índices de governança e gestão do IFSC, atendendo às exigências do Tribunal de Contas da União (TCU). O processo de Avaliação de Desempenho dos servidores do IFSC acontece de forma digital no sistema DGP desde o ano de 2010.
A avaliação de desempenho conta com novas regras, definidas pelas resoluções aprovadas pelo Colegiado de Desenvolvimento de Pessoas (CDP) e publicadas no final do ano passado. A Resolução 07/2023 aprova o Programa de Avaliação de Desempenho dos Servidores Estáveis e a Resolução 08/2023 aprova o Programa de Avaliação de Desempenho dos Servidores em Estágio Probatório.
A Avaliação de Desempenho é um processo formativo realizado durante todo o interstício avaliativo, que corresponde a um ano civil.
A fim de aprimorar o processo avaliativo, as novas resoluções visam atender as especificidades de cada situação funcional, servidor estável ou em estágio probatório, e também atender o disposto nos normativos vigentes, principalmente a Instrução Normativa SGP/SEDGG/ME 66/2022, que reúne orientações sobre progressão funcional e promoção no âmbito do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (Sipec).
As servidoras da Coordenadoria de Capacitação e Avaliação de Desempenho da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), Jeniffer Caroline da Silva e Adriana Braga Gomes, explicam as principais mudanças trazidas pelas resoluções: docentes em afastamento para participação em programa de pós-graduação, por exemplo, terão o estágio probatório suspenso, portanto não serão avaliados, impedindo que seja realizada a progressão funcional nesse período. Outra mudança é que servidores estáveis afastados para participação em programa de pós-graduação deverão apresentar um relatório das atividades, comprovando o seu desempenho satisfatório no programa, sendo assinado pelo seu orientador e pela sua chefia imediata. Não se trata de uma avaliação de desempenho, mas sim da comprovação de que as atividades estão sendo realizadas efetivamente.
Assim, a Coordenadoria de Capacitação e Avaliação de Desempenho orienta os servidores que leiam com atenção as resoluções para que se apropriem do processo de avaliação de desempenho e das implicações na sua vida funcional.
Avaliação de Desempenho 2023
A Avaliação de Desempenho dos servidores do IFSC, exercício 2023, foi concluída em 22 de dezembro com adesão de 87,5% dos quase 2,7 mil servidores. O sistema DGP será reaberto, no período de 6 de fevereiro a 18 de março, para oportunizar aos servidores e chefias, que ainda não conseguiram concluir o processo, a possibilidade de finalizar as pendências de forma digital.
As servidoras Adriana e Jeniffer destacam que a reabertura do sistema não impossibilita os servidores, que já concluíram o processo, de acessar seus resultados que estão disponíveis desde 22 de dezembro de 2023. “A reabertura do sistema visa facilitar as atividades dos servidores, permitindo que concluam as avaliações e/ou as entrevistas diretamente no sistema, sem a necessidade de fazê-las manualmente”, explica Jeniffer.
Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC