Comunique #9: Gerenciamento de crises
16. fevereiro 2024 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: NotasNinguém gosta de vivenciar crises, mas, em alguns casos, é possível se preparar para situações de modo a minimizar possíveis prejuízos à imagem ou reputação institucional. Por isso, o IFSC conta com um Comitê de Comunicação para Gestão de Crise, que, diante de momentos excepcionais, pode ser acionado para atuar na gestão adequada da crise.
Dependendo da proporção da crise, a Política de Comunicação do IFSC recomenda que, além do Comitê de Comunicação para Gestão de Crise, o instituto forme também um grupo para lidar especificamente com as ações administrativas, judiciais e outras que sejam necessárias. Este grupo deverá atuar de forma articulada com o Comitê de Comunicação. Foi o que aconteceu, por exemplo, no caso da pandemia de Covid-19.
Se você perceber que uma situação no câmpus e/ou na Reitoria pode gerar uma crise que pode prejudicar a imagem do IFSC, procure a área de Comunicação. A gestão estratégica da comunicação permite que o IFSC faça um trabalho articulado de esclarecimento, evitando o confronto, o embate de posições ou a circulação de versões não oficiais.
-> Acesse o Manual de Gestão de Crises do IFSC para mais informações
Acompanhe aqui todos os conteúdos já publicados na série Comunique.
-> Acesse a Política de Comunicação do IFSC na íntegra