Prorrogada chamada pública para seleção de projetos de sustentabilidade na Rede Federal
22. maio 2024 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Gestão, MatériasA Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação do Brasil (Setec/MEC), em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), prorrogou as inscrições para a Chamada Pública para a seleção dos projetos desenvolvidos pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) que tenham como eixo estruturante ações voltadas para pelo menos um dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). O novo prazo vai até 28 de junho.
A seleção desses projetos visa à participação em evento preparatório para a 30ª Conferência das Partes (COP30), que acontecerá em novembro de 2025 na cidade do Belém/PA. Além disso, a iniciativa objetiva demonstrar como a RFEPCT pode contribuir significativamente com as discussões da COP30 e com os 17 ODS de várias maneiras, dada sua influência e inserção nas áreas de ensino, pesquisa, extensão, tecnologia, inovação, gestão e desenvolvimento institucional por meio das ações que são desenvolvidas por discentes e por servidores/as docentes e técnico/a-administrativos/as em educação da Rede.
A Conferência das Partes é o órgão de maior autoridade na Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, estabelecida em 1992. Composta por todos os países-membros, conhecidos como “Partes”, que assinaram a Convenção e a ratificaram em 1994, a COP realiza encontros anuais desde 1995, estendendo-se por duas semanas. Durante esses encontros, seu propósito é avaliar a situação das mudanças climáticas globais e propor estratégias para assegurar a eficácia contínua da Convenção. Em 2025, o Brasil sediará pela primeira vez em sua história a COP.
SUBMISSÃO – Todas as instituições que compõem a RFEPCT podem realizar a inscrição de um ou mais projetos a serem selecionados para participar de evento preparatório para a Conferência e para o pavilhão da Rede Federal na COP30. Serão aceitas apenas propostas institucionais referendadas pelo/a dirigente máximo/a da instituição por meio de ofício (conforme modelo disponível no Anexo III do edital).
A inscrição deverá ser realizada pelo/a coordenador/a do projeto, por meio do formulário disponível disponível aqui , de acordo com os modelos disponibilizados nos anexos I, III e IV.
A comissão avaliadora será constituída pelos/as servidores integrantes do Grupo de Especialistas de Ações em Sustentabilidade (GEAS) da RFEPCT e seus colaboradores. A comissão realizará a avaliação em duas etapas: a avaliação da documentação, de caráter eliminatório; e a classificação para participação em evento preparatório para a COP30 e participação na COP30, de caráter classificatório, de acordo com critérios descritos no edital.
Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail: sustentabilidade.cgps@mec.gov.br.
Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC, com informações do IFPE