Ferramenta apresenta panorama do Calendário Acadêmico dos Câmpus e permite simulações de cenários para retomada das atividades
4. junho 2024 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: MatériasA Diretoria de Ensino (Diren) e o Departamento de Sistemas da Informação desenvolveram uma ferramenta on-line para acompanhamento do cenário da suspensão dos Calendários Acadêmicos dos Câmpus (CAC) em função da greve dos servidores do IFSC.
O Painel de Monitoramento do CAC pode ser acessado pelo endereço http://painelcac.ifsc.edu.br. No painel público, é possível visualizar o número de dias cumpridos no calendário de cada câmpus e a situação de demanda de reposição de atividades após o fim da greve.
Gestores dos câmpus têm também acesso a uma planilha na qual podem fazer simulações para a retomada do calendário, levando em conta feriados, férias e outras especificidades, além das diretrizes para a reposição. Está disponível um tutorial com as orientações para uso das ferramentas e outras informações.
Para a diretora de Ensino, Juliana Almeida Coelho de Melo, a ferramenta permite que os gestores dos câmpus possam antever cenários e organizar melhor a reposição das atividades quando for o momento. “Para eles, isso é importante para que possamos pensar as diretrizes de reposição bem como o novo calendário que, após a greve, será avaliado pelo Consup”, afirma. A diretora apresentou o recurso na reunião do Colégio de Dirigentes de 22 de maio.
A suspensão dos calendários acadêmicos locais em função da greve foi autorizada pelo Consup por meio da Resolução 83/2024 do Conselho Superior (Consup), que delegou a decisão aos colegiados dos câmpus. Já a suspensão do Calendário Acadêmico Unificado (CAU) foi decidida em 13 de maio e publicada na Resolução 90/2024.
Acesse as perguntas e respostas sobre a greve dos servidores
Por Ana Paula Lückman | Jornalista do IFSC