Proex seleciona projetos do IFSC para inscrição no Programa Mais Ciência na Escola, do CNPq

12. julho 2024 | Escrito por | Categoria: Matérias

Está aberto até as 16h do dia 22 de julho o período de submissão de propostas ao Edital Proex 17/2024, que vai selecionar projetos do IFSC para inscrição na Chamada Pública CNPq/MCTI/FNDCT Conecta e Capacita 13/2024 – Programa Mais Ciência na Escola.

O programa visa disseminar o letramento digital e a educação científica na educação básica, por meio da implantação de laboratórios maker em escolas públicas, acompanhados de planos de atividades, formação de professores e bolsas para professores e estudantes nas escolas que conduzirão as atividades, promovendo a parceria entre escolas e instituições científicas, tecnológicas e de inovação com caráter de extensão.

Laboratórios maker são os espaços físicos compostos por instrumentos e equipamentos, onde os estudantes são orientados a transformar ideias em projetos de pesquisa colaborativos, lúdicos, reflexivos e criativos, bem como atividades “mãos na massa” para fomentar o letramento digital e a educação científica pela experimentação.

Podem submeter propostas à chamada interna servidores do quadro efetivo permanente do IFSC e em cooperação técnica, desde que não estejam em licença ou afastamento.

A submissão deve ser feita pelo formulário on-line. A proposta deve atender às recomendações do item 7.6 da chamada do CNPq, indicando obrigatoriamente espaço físico, proposta de laboratório, plano de atividades e parcerias, equipe, desenho da rede, plano de trabalho, estratégia de formação dos professores das escolas envolvidas no projeto, proposta de ações afirmativas e conectividade.

Dúvidas sobre o edita podem ser encaminhadas para o whatsapp institucional (48) 99940-0096, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h30.

Consulte o Edital Proex 17/2024 na Intranet -> Extensão e Relações Externas -> Dir. Extensão -> Editais -> Editais 2024.

Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC