Novos manuais de comunicação estão disponíveis para consulta dos servidores do IFSC

2. agosto 2024 | Escrito por | Categoria: Matérias

Já estão disponíveis as novas versões de quatro manuais previstos na Política de Comunicação do IFSC. Três dos documentos já existiam e foram atualizados: Manual da Marca IFSC, Manual de Gestão de Crises e Manual de relacionamento com os meios de comunicação. A novidade agora é o Manual para transmissões ao vivo, desenvolvido para auxiliar quem organiza eventos, reuniões e capacitações on-line.

Os manuais foram desenvolvidos pelos servidores da Diretoria de Comunicação do IFSC. A chefe do Departamento de Marketing e Jornalismo do IFSC, Nadia Garlet, que coordenou a elaboração da segunda edição da Política de Comunicação e também coordena o Comitê de Gestão e Atualização da Política de Comunicação, destaca que os documentos não se restringem apenas a quem atua na Comunicação do IFSC. “Os manuais são orientações práticas das diretrizes previstas na Política que devem ser de conhecimento de todos os servidores da instituição e consultadas sempre que necessário”, recomenda.

Entenda como cada manual pode ser útil: 

  • Manual da Marca IFSC: Tem como objetivo preservar as propriedades visuais da identidade institucional e facilitar a correta percepção, identificação, propagação e memorização da sua marca. Todos que necessitarem de orientações referentes à utilização e aplicação da marca institucional devem tomar este manual como base. O manual também orienta a criação de marcas derivadas e eventos, entre outros usos.
  • Manual de Gestão de Crises: Tem como objetivo oferecer subsídios e diretrizes que precisam ser conhecidos por todos os servidores e consultados quando o servidor estiver envolvido na gestão de crises institucionais que impactem a imagem da instituição. Nele são detalhados os conceitos e tipos de crise, a criação do Comitê de Comunicação para Gestão de Crise, a postura das fontes da instituição bem como a forma de agir a ser adotada pelos servidores nesses momentos.
  • Manual de relacionamento com os meios de comunicação: O documento traz explicações básicas sobre a dinâmica de trabalho dos veículos de comunicação, bem como orientações sobre como os servidores que são ou possam vir a ser fontes devem se portar em entrevistas. É importante que os servidores tenham conhecimento do conteúdo deste manual, uma vez que todos podem, em algum momento, tornar-se fontes ou querer divulgar algum evento ou projeto. 
  • Manual para transmissões ao vivo: O documento aborda as questões práticas que envolvem uma transmissão ao vivo, como a disponibilidade de profissionais, os equipamentos e softwares para a transmissão, além da avaliação da real necessidade da transmissão.

Os manuais podem ser acessados pela página da Política de Comunicação do IFSC. Outros documentos previstos na Política de Comunicação ainda estão em desenvolvimento ou atualização e devem ser lançados em breve. São eles: Guia do Servidor do IFSC, Manual de Boas Práticas de Acessibilidade Digital, Manual de Campanhas de Comunicação, Manual de elaboração de Planos de Comunicação, Manual de Redação e Manual Operacional para Eventos Promovidos pelo IFSC.

Sobre a Política de Comunicação do IFSC

A atual Política de Comunicação do IFSC foi aprovada em 2022 pelo Conselho Superior. Elaborada por um grupo de trabalho composto por servidores da Diretoria de Comunicação e de alguns câmpus, a nova Política é a revisão e atualização do documento anterior, aprovado em 2013. 

Acesse aqui o documento

Por Marcela Lin | Jornalista do IFSC

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