Palestra encerra Ciclo de Formação Continuada com foco na Pedagogia Histórico-Crítica
9. agosto 2024 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Eventos, MatériasA pedagoga Leonete Dalla Vecchio Mazaro, doutoranda em Educação na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), vai ministrar a palestra “O trabalho pedagógico na perspectiva da pedagogia histórico-crítica: articulações entre a teoria e a prática educativa” no próximo dia 13 de agosto, a partir das 18h, presencial no Câmpus Canoinhas. Marcado inicialmente para julho, o evento foi adiado em função do cancelamento do voo da palestrante.
A palestra encerra o Ciclo de Formação Continuada em Teorias Pedagógicas com Ênfase na Pedagogia Histórico-Crítica. “O ciclo e as ações acontecidas até então têm o objetivo de discutir essa pedagogia, seus fundamentos e premissas, além de visualizar possibilidades da vertente pedagógica acontecer de fato no chão da sala de aula”, explica a chefe do Departamento de Formação e Práticas Educativas do IFSC, Eliane Juraski Camillo.
De acordo com ela, o departamento vem promovendo formações sobre a Pedagogia Histórico-Crítica, perspectiva pedagógico-filosófica de Educação do IFSC, conforme consta no Projeto Pedagógico Institucional (PPI). Além de formações mais teóricas, como as realizadas com os professores Newton Duarte (Unesp), Ricardo Eleutério dos Anjos (UFCAT) e Lígia Martins (Unesp), também foram realizadas oficinas nos câmpus.
“Segundo Saviani, a Pedagogia Histórico-Crítica é uma pedagogia contra-hegemônica. Em suas etapas, ao partir da prática social e retornar a ela após processo de problematização, reflexão e catarse, coloca-se como uma importante ferramenta de transformação da prática social. Essa transformação, conjugada com a compreensão dialética do real, em seu todo e suas partes que se inter relacionam, é de fundamental importância para a classe trabalhadora e seus/suas filhos/as, haja vista que na perspectiva de uma educação cindida, dual, lhes foi destinada uma educação suficiente apenas para formação de braços para o trabalho e não a educação para a cidadania plena”, explica Eliane, que completa: “A Pedagogia Histórico-Crítica é uma importante ferramenta no sentido de garantir à classe trabalhadora uma educação integral – que não a prepare apenas para o trabalho, mas lhe permita compreender as determinações históricas da nossa sociedade, bem como as mazelas do modo de produção capitalista. Nessa perspectiva, essa pedagogia se coloca como um instrumento em prol da justiça social, nosso caro valor institucional”.
Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC