DTIC esclarece sobre a Equipe de Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos
13. setembro 2024 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Informes, NotasA Diretoria de Tecnologias da Informação e Comunicação (DTIC) do IFSC divulga este mês um texto esclarecendo sobre a Equipe de Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos (CSIRT, na sigla em inglês). A divulgação de ações de segurança faz parte das melhores práticas desenvolvidas pelo setor. Confira e entenda qual a função desta equipe na instituição:
Você sabe para que serve um CSIRT e que o IFSC possui um CSIRT?
CSIRT é o acrônimo para Computer Security Incident Response Team. No IFSC designamos o CSIRT como sendo a Equipe de Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos, de acordo com a Resolução 7/2022 do Comitê de Governança Digital do IFSC.
O CSIRT do IFSC é composto por servidores das CTIC dos câmpus Palhoça, São Miguel do Oeste, Continente, Lages e DTIC, num total de 11 servidores. A missão institucional do CSIRT-IFSC é planejar e coordenar atividades de tratamento e resposta a incidentes em redes computacionais, receber e notificar qualquer evento adverso à segurança da informação, confirmado ou sob suspeita, relacionado às redes de computadores, preservando os dados, as informações e a infraestrutura do IFSC.
O CSIRT deve ser acionado em caso de incidentes que envolvam a disponibilidade, a integridade, a confidencialidade ou a autenticidade de sistema de informação ou das informações processadas, armazenadas ou transmitidas por esse sistema, que poderá também ser caracterizada pela tentativa de exploração de vulnerabilidade de sistema de informação que constitua violação de norma, política de segurança, procedimento de segurança ou política de uso.O contato da equipe é csirt@ifsc.edu.br.
Veja um vídeo do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC) explicando o funcionamento de um CSIRT.