“Novo” PGD começa em novembro: chefias, diretores de câmpus e pró-reitores devem realizar capacitação em outubro

3. outubro 2024 | Escrito por | Categoria: Destaques, Gestão, Gestão de Pessoas

A partir de 1º de novembro, o Plano de Gestão e Desempenho (PGD) do IFSC será implantado de forma definitiva, a partir da publicação da Portaria do Reitor nº 2203, de 8 de agosto de 2024. As novas regras do PGD atendem às novas orientações do Ministério da Gestão e Inovação (MGI).

Entre as alterações feitas pela portaria, está a utilização  do sistema PETRVS, disponibilizado pelo MGI. “A DGP, por meio da Coordenadoria de Capacitação está realizando um processo de capacitação para todos os perfis. Colocamos o usuário no centro do processo de aprendizagem. Cada módulo será desenvolvido para atender às necessidades específicas dos participantes, garantindo que o conteúdo seja relevante e aplicável”, explica a diretora de Gestão de Pessoas, Letícia Frozin Wiggers.

Para tanto, é preciso que cada um dos públicos às quais se dirigem as capacitações esteja atento às datas – divulgadas no e-mail todos e no Link Digital. Neste momento, é a vez de gestores/chefias de unidade, diretores de câmpus e pró-reitores realizarem suas inscrições.

As capacitações estão divididas assim:

• Servidores que vão compor o Núcleo Gestor do PGD: a etapa presencial já foi realizada, na Reitoria.
  • Servidores que serão os Administradores Negocial e Multiplicadores, cujas capacitações já estão ocorrendo
  • Gestores/chefias de unidade – inscrições estão abertas, conferir abaixo
  • Diretores de câmpus e pró-reitores: 10 de outubro das 16h às 19h
  • Usuários em geral: haverá disponibilidade de vídeos e tutoriais elaborados para o IFSC, pelo tutor do MGI.

Chefias de unidade, diretores de câmpus e pró-reitores devem inscrever-se para cursos em outubro

Todo gestor/chefia de Unidade deve participar obrigatoriamente da etapa de capacitação online, que ocorrerá de forma síncrona, com três opções de turmas:

APENAS PARA CHEFIAS DE UNIDADE

• Turma 1– dia 21 de outubro: das 9h às 12h
  • Turma 2– dia 23 de outubro: das 9h às 12h
  • Turma 3– dia 25 de outubro: das 9h às 12h

APENAS PARA DIRETORES DE CÂMPUS E PRÓ-REITORES

Importante ressaltar que aqueles que são chefias de unidade, mas também são integrantes do Grupo “Administrador Negocial e Multiplicador”, devem fazer esta capacitação também, pois serão abordados aspectos diferentes, conforme o perfil do público.

Novo PGD

A nova portaria do Reitor foi publicada para proceder às adequações das novas INs de 2023: Instrução Normativa MGI nº24, de 28 de julho de 2023 e Instrução Normativa MGI nº 52, de 21 de dezembro de 2023. “As mudanças no PGD do IFSC são ajustes à luz das novas normativas do MGI, mas é importante frisar que o conteúdo da portaria mantém e respeita o texto original, da primeira Resolução elaborada no Colegiado de Desenvolvimento de Pessoas, um trabalho de mais de um ano, referendado pela gestão”, destaca Letícia.

“É um novo paradigma, que pode vir a mudar o foco do esforço para a entrega, enfatizando o valor gerado pelo trabalho nas diversas unidades. A principal mudança é passar da visão de esforço (tempo e recursos utilizados) para o que realmente importa: o produto que sai da unidade e a qualidade das entregas realizadas. Essa abordagem promove uma gestão mais eficiente e orientada a resultados, proporcionando uma mudança na cultura organizacional”, reafirma a diretora.

Por Sabrina d’Aquino | Jornalista IFSC

Tags: ,