Servidores da Reitoria participam de reunião com dirigentes do IF-SC

23. fevereiro 2012 | Escrito por | Categoria: Gestão, Matérias, Reitoria

O IF-SC cresceu tanto nos últimos anos que mesmo quem faz parte de uma mesma estrutura nem sempre tem conhecimento do trabalho desenvolvido por colegas de uma sala ao lado. Foi por isso que, nesta quarta-feira (22), foi a vez dos servidores da Reitoria participarem também do projeto Reitoria itinerante. Assim como vem ocorrendo nos campi, a intenção é que a cada encontro uma pró-reitoria apresente seus projetos.

Durante a reunião, a reitora do IF-SC, Maria Clara Kaschny Schneider, destacou a importância da Reitoria para o funcionamento da instituição. “Somos responsáveis pela visão do todo, por uma parte mais administrativa, mas temos sempre que trabalhar pensando nos alunos dos campi”, afirmou.

A reitora ressaltou ainda algumas preocupações da Gestão, que são as obras do IF-SC, a parte de Tecnologia da Informação, o ensino, a qualificação dos servidores e o Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica. “Estamos trabalhando para lidar com todas essas questões e contamos com o apoio de todos para isso”, disse.

A Pró-Reitoria de Ensino (PRE) foi a primeira a apresentar seus trabalhos. O diretor de desenvolvimento de ensino, Paulo Roberto Wollinger, ministrou uma palestra sobre a educação no Brasil e o papel dos institutos federais. Na sequência, a pró-reitora de Ensino, Daniela de Carvalho Carrelas, apresentou os 10 objetivos estratégicos para a PRE para os quatro anos de gestão.

Educação no Brasil

Para explicar o papel de transformação dos institutos federais, Wollinger fez toda uma contextualização do País desde a época do Brasil-colônia. “ Diante desse cenário, no Brasil, a educação tem dois papéis: cidadania e ruptura de uma cultura secular”, destacou.

Apresentando dados de matrículas na educação brasileira, o diretor ressaltou a importância dos institutos federais para aumentar o número de matriculados em curto prazo. “Não vamos chegar no ideal, a exemplo de números de outros países, mas podemos ajudar a ampliar bastante o ensino no País ofertando educação profissional e tecnológica”, afirmou.

Wollinger orientou que todos os servidores lessem a lei nº 11.892/2008 que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e criou os institutos federais. “Quanto mais nos apropriarmos da nossa instituição, mais podemos colaborar para exercer sua missão”, disse.

Objetivos da PRE

Confira abaixo os objetivos estratégicos da Pró-Reitoria de Ensino para os próximos anos apresentados durante o encontro:

1.Estruturar a Pró-Reitoria de Ensino;
2.Regulamentar a oferta de cursos FIC, técnicos e de graduação;
3.Elaborar indicadores educacionais;
4.Revisar a sistemática de ingresso;
5.Consolidar a política de permanência e êxito e aprimorar as ações considerando: ingresso, projetos pedagógicos, capacitação docente, sistema de avaliação, assistência estudantil, acompanhamento do aluno e egresso;
6.Harmonizar as ofertas educativas do IF-SC;
7.Implementar um sistema acadêmico que considere os processos educativos e administrativos;
8.Restruturar e unificar a sistemática de apoio pedagógico;
9.Aprimorar e avançar na aplicação de ações afirmativas para os diferentes públicos;
10.Aprimorar os mecanismos que garantam a acessibilidade.

Iniciativa

O primeiro encontro da Reitoria Itinerante na própria Reitoria agradou os servidores. Para a chefe do Departamento de Seleção e Desenvolvimento de Pessoas do IF-SC, Mariana Mossini Soares, a iniciativa foi bem positiva. “Ficamos bem animados com a fala do professor Wollinger que nos fez conhecer melhor a nossa histórica e com certeza as informações vão contribuir para aprimorar nosso trabalho”, afirmou.

Para a coordenadora de Engenharia do IF-SC, Giseli Martins,  esse tipo de encontro é necessário e deve ser feito mais vezes. “Apesar de a Reitoria ser a cabeça, estamos desvinculados dos campi e acabamos não sabendo  o que cada área faz”, comenta. Para a coordenadora, conhecer um pouco mais de cada pró-reitoria permite de uma noção do todo, além de valorizar o trabalho das áreas. “Com essas reuniões, teremos a oportunidade de divulgar o nosso trabalho que muitas vezes passa despercebido”, completa.

E você? Também gostou do projeto da Reitoria Itinerante? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe sua opinião.