Dia Internacional da Mulher tem programação especial nos campi do IF-SC

8. março 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Gaspar, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus São Miguel do Oeste, Matérias

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta quinta-feira (8), os campi Gaspar, Jaraguá do Sul e São Miguel do Oeste do Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC) –promovem diversas atividades para as alunas que do Programa Mulheres Mil. O projeto do Governo Federal conta com 300 participantes no Instituto e visa promover a inclusão social e econômica de mulheres de baixa renda. A programação para a data especial inclui palestras, apresentações teatrais e oficinas.

No Campus Gaspar, as alunas poderão assistir à palestra “Câncer do colo de útero: começa quando”, ministrada pelo professor Antônio Roberto Abatepaulo, às 20h15, no auditório do campus. Já no Campus de São Miguel do Oeste, às 19h, terá o encontro “Socialização de Vivências: a Identidade Feminina”. No evento, professores, pesquisadores e autoridades, além das alunas, irão discutir e no relatar experiências sobre a condição da mulher na sociedade.

As atividades do Campus Jaraguá do Sul irão ocorrer em dois dias. Nesta quarta-feira (7), as mulheres irão assistir ao espetáculo “Mãe, Esposa e Donzela”, no SESC, das 20h às 21h30. Já no dia 8, serão realizadas oficinas promovidas e organizadas na Fundação Cultural de Jaraguá do Sul, no centro do município, das 13h30 às 17h.

A funcionária da equipe da limpeza do Campus Gaspar, Elonir Fonella Ovinski, 43 anos, é uma das alunas que será contemplada com a programação especial do Dia Internacional da Mulher. Elonir descobriu o programa trabalhando no IF-SC. “O curso vai complementar o que aprendi no curso de qualificação em Informática Básica. Estou gostando muito das aulas”, destaca.

Após concluir as disciplinas básicas de conteúdos do cotidiano, no mês de maio, as alunas irão iniciar o curso de qualificação profissional, totalizando 160 horas. As aulas do programa são preparadas de acordo com o currículo e os desejos das alunas e podem ser ministradas por servidores e alunos do IF-SC ou até pessoas da comunidade externa.

Segunda a servidora responsável pelo Programa Mulheres Mil no IF-SC, Silvana Maria Frigotto, as aulas estão sendo muito positivas para todos. “Tanto as alunas quanto o IF-SC estão aprendendo muito com o resultado da nova metodologia do IF-SC. Esse ensino supre tanto as necessidades da maioria das alunas que já estamos avaliando a aplicação dessa técnica para outros cursos”, afirma.

Mais informações sobre o Programa Mulheres Mil podem ser obtidas no site oficial.

Tags: