Campus Florianópolis-Continente oferece seu primeiro curso a distância

16. março 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis-Continente, Matérias

O IF-SC inicia neste mês seu primeiro curso de especialização pelo programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) fora do Campus Florianópolis. O curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Diversidade, cujas aulas começam em 27 de março, é oferecido pelo Campus Florianópolis-Continente.

Os professores e tutores do curso vão atuar no Campus Florianópolis-Continente, em um espaço montado especificamente para os cursos a distância. A sala conta com computadores disponíveis para o trabalho desses profissionais, adquiridos por meio de recursos da UAB. As atividades de videoconferência,  no entanto, continuam a ocorrer no Campus Florianópolis, por questões de infra-estrutura. “A ideia é em breve levar a videoconferência também para o Campus Florianópolis-Continente”, explica o coordenador de Tecnologias Educacionais do IF-SC, Paulo Roberto Weigmann.

Segundo Weigmann, o curso oferecido pelo Campus Florianópolis-Continente deve servir de modelo para que sejam implantados cursos a distância em outros campi. Antes, apenas o Campus Florianópolis oferecia cursos por meio da UAB.

Outra novidade com relação ao curso EJA na Diversidade é o fato de ele ser o primeiro curso a distância vespertino do IF-SC. “A escolha do horário se justifica pelo fato de que à noite, geralmente, os professores que atuam na EJA dão aula”, explica a coordenadora do curso, Ana Kaciara Wildner. Os pólos de Blumenau, Florianópolis, Palhoça, São José e São Miguel do Oeste foram os contemplados, com 40 alunos em cada um.

O Curso de Especialização em Educação para a Diversidade com ênfase em Educação de Jovens e Adultos tem como objetivo principal a formação continuada de professores e gestores educacionais, no que diz respeito a temas da diversidade, especialmente da educação de jovens e adultos. Visa a capacitar educadores e gestores educacionais para compreender as temáticas relativas à educação inclusiva, com enfoque no público da EJA, possibilitando a atuação desses profissionais na promoção da cidadania, da igualdade de direitos e do respeito à diversidade sociocultural, étnico-racial, etária e geracional, de gênero e orientação afetivo-sexual.