Fapeu e IF-SC discutem possibilidade de parcerias

16. março 2012 | Escrito por | Categoria: Gestão, Matérias

Novas possibilidades de atuação nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Esse é o principal objetivo de uma parceria que está em negociação entre o IF-SC e a Fundação de Amparo à Pesquisa e à Extensão Universitária (Fapeu), a qual atende hoje exclusivamente à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). As possibilidades abertas com a parceria e os trâmites para a sua concretização foram os temas discutidos numa reunião realizada nesta segunda-feira, dia 12, entre dirigentes do IF-SC e da fundação.

Segundo a reitora do IF-SC, Maria Clara Kaschny Schneider, a parceria com a Fapeu possibilitará a realização de projetos nos quais, atualmente, o IF-SC não pode concorrer devido à sua configuração jurídica e administrativa. “A principal demanda é na área de Pesquisa e Desenvolvimento, para participar de editais de fomento em áreas importantes para o incremento da pesquisa aplicada e da inovação no IF-SC”, explica.

Para o superintendente adjunto da Fapeu, Gilberto Vieira Ângelo, a parceria com o IF-SC beneficiará não só a área de pesquisa, mas também as de ensino e extensão. “O caráter da fundação, especializada na gestão administrativa e financeira de projetos, possibilitará iniciativas que hoje não são possíveis devido às características do IF-SC como instituição pública”, afirma.

Outro benefício apontado pela reitora do IF-SC será a aproximação entre o Instituto Federal e a UFSC. “A maioria dos projetos deverá contemplar pesquisadores e alunos de ambas instituições, dependendo, claro, da área de conhecimento que envolver cada projeto”, diz.

A parceria com a Fapeu deverá beneficiar, também, tanto alunos de cursos superiores quanto alunos de nível técnico. “Esse será, inclusive, um diferencial da parceria com a UFSC, pois muitas vezes o perfil técnico dos nossos cursos e alunos contará positivamente no desenvolvimento de projetos que antes teriam apenas o envolvimento de estudantes e professores de graduação”, destaca a reitora.

Os trâmites para a concretização da parceria entre o IF-SC e a Fapeu ainda dependem de diversas etapas, como o novo credenciamento da fundação junto aos ministérios da Educação (MEC) e de Ciência e Tecnologia (MCT), o aval da UFSC em permitir o atendimento da Fapeu a outras instituições e a própria organização interna do IF-SC. “Já temos um pedido de agenda junto ao gabinete da reitora eleita da UFSC para conversamos sobre essa questão e esperamos que, ainda no ano de  2012, possamos colocar em prática a parceria com essas instituições”, afirma Maria Clara.

Tags: , , ,