Professora espanhola ministra palestra sobre EaD no Campus Florianópolis

22. março 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Matérias

Com 40 anos de história, a Universidade Nacional de Educação a Distância (Uned) da Espanha é uma das referência mundiais em educação a distância (EaD), com cerca de 225 mil alunos espalhados em 15 países, incluindo o Brasil. A experiência da Uned foi contada pela diretora adjunta de Formação da instituição, Ana María Martín Cuadrado, que ministrou a palestra “A Uned : uma experiencia exitosa na EaD” na segunda, dia 19, no Campus Florianópolis do Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC).

A Uned, que tem sede em Madri, trabalha com 8 campi na Espanha e 62 centros associados espalhados em todas as comunidades autônomas (equivalentes aos estados no Brasil) pelo país e em outras partes do mundo – no Brasil, fica em São Paulo. Em cada um desses centros associados há tutores (são 7 mil no total) responsáveis por fazer a “ponte” entre os professores (que são 1,4 mil) e alunos e auxiliar os estudantes a desempenhar suas atividades.

A instituição é conhecida, de acordo com Ana María, como “a universidade social”, por permitir a inserção socioprofissional de pessoas que não conseguiriam frequentar um curso superior presencial – 95% dos alunos da Uned são trabalhadores. A universidade é pública, mas, ao contrário do que ocorre no Brasil, os cursos são pagos.

A universidade disponibiliza aos seus estudantes conteúdo multimídia em diversas plataformas on-line, além de possuir uma biblioteca virtual, produzir programas de rádio e televisão e editar seus próprios livros. “A educação a distância tem que colocar à disposição do aluno recursos que ele possa acessar de qualquer lugar e quando ele puder”, afirma Ana María. Para ela, a chave para o sucesso do estudante ter sucesso na EaD é ele ter autonomia e autorregulação.

A diretora de Formação da Uned conta que um de seus principais desafios é capacitar os professores a trabalhar com as ferramentas de EaD. “Diria que é o nosso calcanhar-de-Aquiles: fazer com que os professores saibam lidar com as diferentes tecnologias”, diz. A capacitação dos profissionais ocorre por meio de cursos de curta duração e é continuada, ou seja, continua enquanto o docente permanecer na instituição. “Enquanto ele está conosco, ele está sempre em formação”, completa. O mesmo ocorre com os tutores, que são profissionais de diferentes áreas contratados pelos centros associados, mas sem vínculo efetivo com a Uned.

De acordo com Ana María, a Uned é a maior universidade de educação a distância da Espanha e, nos últimos anos, ela observa o crescimento na oferta de cursos a distância por universidades “presenciais”.

Conheça mais sobre a Uned nos links abaixo.

Site da universidade

Biblioteca virtual

Portal de cursos abertos à comunidade

Portal dos centros associados