Abertas inscrições para famílias que querem acolher intercambistas estrangeiros

26. março 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São José, Matérias
O IF-SC está oferecendo a oportunidade para que famílias possam acolher alunos do programa de intercâmbio da instituição. Ao todo, 12 estudantes do Canadá e três da França irão participar de aulas sobre língua portuguesa e cultura brasileira no final do primeiro semestre de 2012, oferecidos pelo Campus Florianópolis-Continente. Até a última semana o IF-SC já contava com 28 inscrições.O papel da “Família Acolhedora” é proporcionar um ambiente afetuoso e dar apoio ao aluno estrangeiro. De acordo com o coordenador de assuntos internacionais do IF-SC, Jair Líbero Cadorin, tanto a família quanto o aluno terá a oportunidade de se beneficiar com o programa. “A família terá o privilégio de vivenciar a cultura do estrangeiro, aprendendo seu idioma e costumes, e o aluno terá experiências concretas da nossa língua e cultura”, explica.

O requisito mínimo para uma família poder abrigar um ou mais alunos do programa de intercâmbio é ter condições de oferecer um quarto com cama separada em um ambiente tranquilo para descansar e estudar. Como a família acolhedora será provida financeiramente para atender as despesas básicas do aluno enquanto estiver com ele, os responsáveis pelo estudante também não devem visar fins lucrativos.}

Quando a família acolhedora não estiver com o aluno, os membros da família poderão cobrar do estudante os custos extras como roupas, atividades sociais, viagens, despesas escolares, refeições fora de casa, seguro, telefonemas, entre outras despesas pessoais. Porém, durante a estada, todos os alunos, obrigatoriamente, deverão ter seguros com cobertura médica completa.

Se sua família pode ou deseja se tornar uma Família Acolhedora neste programa do IF-SC, preencha o formulário no endereço eletrônico (clique aqui).

Para maiores informações: assint@ifsc.edu.br ou jair.cadorin@ifsc.edu.br